Reciclagem de lampadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
Esse projeto de pesquisa será realizado como requisito parcial para avaliação na Disciplina de Metodologia Cientifica, do curso de Engenharia Elétrica, do Instituto Federal de Goiás,sob orientação da professora Ms. Maria Valeska Lopes Viana.
O objetivo desse projeto de pesquisa é mostrar a dificuldade da reciclagem das lâmpadas fluorescentes em função do alto custo do equipamentoe as várias exigências neste setor.
Hoje no Brasil temos algumas empresas especializadas com altas tecnologias para a realização do processo da descontaminação e reutilização das lâmpadas. Uma delas é a empresa Naturalis Brasil, que possui um exclusivo sistema de descontaminação de lâmpadas fluorescentes, a "Operação Papa Lâmpadas in Company". Por isso seu trabalho é reconhecido no mercadoatraindo parceria com várias empresas importantes como a Del Valle, Coca-Cola, Banco HSBC, HP (HEWLETT PACKARD), Petrobras, Samsung, TAM e várias outras.

Justificativa
No contexto atual de junção entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento ambiental o processo de descontaminação de lâmpadas fluorescentes e fundamental. A reciclagem destas lâmpadas implica em preservar o meio ambiente nadescontaminação do solo e da água. Segundo o site Brasil Escola “No Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano. Desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com metal pesado”... ”O Mercúrio que está dentro da lâmpada é liberado no solo quando ela se quebra, este metal atinge então o lençolfreático com a ajuda do chorume, líquido liberado pela decomposição do lixo orgânico. Esse acontecimento prejudica o meio ambiente por contaminar rios, lavouras, animais, e por fim os homens. A intoxicação grave por mercúrio pode causar problemas respiratórios, neurológicos, gastrintestinais e até matar”.
Por isso a importância de existirem mais empresas capacitadas em reciclagem de lâmpadas, pois aporcentagem descartada nos aterros é muito maior do que as empresas suportam, e as empresas que já atuam, reciclam MAIS as lâmpadas das grandes empresas.
Mas nem todas as empresas deixam de lado as lâmpadas que são descartadas, por exemplo, a empresa Naturalis Brasil tem projetos voltados para a conscientização da população no descarte correto e realizam campanhas onde a população temoportunidade de dar um destino para as lâmpadas que não seja os aterros, á chamada Operação Papa Lâmpadas, que aconteceu no dia 22 de setembro, das 9h30 às 14h, na Ecofit Club em São Paulo.
No site mão para o futuro explica todo o processo de reciclagem, mostrando o quanto não e fácil esse processo.
“No início do processo, as lâmpadas são implodidas e/ou quebradas em pequenos fragmentos, por meio de umprocessador (britador e/ou moinho). Isto permite separar a poeira de fósforo contendo mercúrio dos outros elementos constituintes. As partículas esmagadas restantes são, posteriormente, conduzidas a um ciclone por um sistema de exaustão, onde as partículas maiores, tais como vidro quebrado, terminais de alumínio e pinos de latão são separadas e ejetadas do ciclone e separadas por diferençagravimétrica e por processos eletrostáticos”.
“A poeira fosforosa e demais particulados são coletados em um filtro no interior do ciclone. Posteriormente, por um mecanismo de pulso reverso, a poeira é retirada desse filtro e transferida para uma unidade de destilação para recuperação do mercúrio”.
A melhor máquina para a primeira fase desse processo segundo o site é a Processadora compacta parareciclagem de lâmpadas- CCS da MRT. “O processador trabalha a seco, em sistema fechado, incorporado em um “container” de 20 pés de comprimento (6,10m). Todo o sistema opera sob pressão negativa (vácuo) para evitar a fuga de mercúrio para o ambiente externo (emissões fugitivas)”.
Essa máquina está disponível no site brando internacional, aonde tem todas as informações necessárias para quem estiver...
tracking img