Reciclagem das lampadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
FACULDADE DE QUÍMICA
LICENCIATURA EM QUÍMICA



RESUMO:
Reciclagem de lâmpadas Aspectos Ambientais e Tecnológicos

MANAUS – AM
2013
RESUMO
Reciclagem de lâmpadas Aspectos Ambientais e Tecnológicos

Lâmpadas de vapores metálicos, de mercúrio, de sódio ou fluorescentes, contêm em seu interior um metal pesado, o MERCÚRIO METÁLICO, substânciatóxica que uma vez ingerida ou inalada, causa danos ao sistema nervoso de seres vivos, além de sérios prejuízos ao meio ambiente. Lâmpadas são resíduos altamente perigosos, que devem ser descontaminados por empresas especializadas.  
Aproximadamente 80 milhões de lâmpadas são substituídas anualmente no Brasil, um grande passivo ambiental que necessita de cuidados especiais quanto à sua armazenagem,transporte e descontaminação.
Lâmpadas contendo mercúrio, metal altamente perigoso conforme norma ABNT – NBR 10004/04 estão classificadas como Resíduo Classe 1, portanto necessitam de descarte controlado, sendo indicada a reciclagem de lâmpadas como medida ambiental adequada. 
Existe o processo de reciclagem a seco dessas lâmpadas, capturando o mercúrio durante a destruição da lâmpada. Após adesmanufatura e tratamento, o vidro, metais, fósforo e mercúrio são preferencialmente reaproveitados em sua cadeia produtiva de origem. Licenciada pela Cetesb, o Laudo de Desmanufatura e Descontaminação de Lâmpadas, o que assegura ao gerador a destinação correta de seus resíduos tóxicos, em conformidade com as normas ambientais em vigor.
O termo reciclagem de lâmpadas refere-se à recuperação dealguns de seus materiais constituintes e a sua introdução nas indústrias ou nas próprias fábricas de lâmpadas. Existem vários sistemas de reciclagem em operação em diversos países da Europa, EUA, Japão e Brasil. Um processo típico de reciclagem inclui desde um competente serviço de informação e esclarecimentos junto aos geradores de resíduos, explicitando como estes devem ser transportados para que nãoocorra a quebra dos bulbos durante o seu transporte, até a garantia final de que o mercúrio seja removido dos componentes recicláveis e que os vapores de mercúrio serão contidos durante o processo de reciclagem. Analisadores portáteis devem monitorar a concentração de vapor de mercúrio no ambiente para assegurar a operação dentro dos limites de exposição ocupacional (0,05 mg.m~3, de acordo com aOccupational Safety and Health Administration -OSHA).
O processo de reciclagem mais usado e em operação em várias partes do mundo envolve basicamente duas fases:
a) Fase de esmagamento: As lâmpadas usadas são introduzidas em processadores especiais para esmagamento, quando, então, os materiais constituintes são separados por peneiramento, separação eletrostática e ciclonagem, em cinco classesdistintas:
- terminais de alumínio – pinos de latão;
- componentes ferro-metálicos;
- vidro,
- poeira fosforosa rica em Hg;
- isolamento baquelítico.
No início do processo, as lâmpadas são implodidas e/ou quebradas em pequenos fragmentos, por meio de um processador (britador e/ou moinho). Isto permite separar a poeira de fósforo contendo mercúrio dos outros elementos constituintes. Aspartículas esmagadas restantes são, posteriormente, conduzidas a um ciclone por um sistema de exaustão, onde as partículas maiores, tais como vidro quebrado, terminais de alumínio e pinos de latão são separadas e ejetadas do ciclone e separadas por diferença gravimétrica e por processos eletrostáticos.
A poeira fosforosa e demais particulados são coletados em um filtro no interior do ciclone.Posteriormente, por um mecanismo de pulso reverso, a poeira é retirada desse filtro e transferida para uma unidade de destilação para recuperação do mercúrio.
O vidro, em pedaços de 15 mm, é limpo, testado e enviado para reciclagem. A concentração média de mercúrio no vidro não deve exceder a 1,3mg/kg. O vidro nessa circunstância pode ser reciclado, por exemplo, para a fabricação de produtos para...
tracking img