Recicalgem

Páginas: 3 (578 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2012
[pic]A questão da gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) ganhou nos últimos anos uma importância vital, dado o aumento das quantidades geradas no nosso país e o seu ineficiente encaminhamentofinal.
Os resíduos de embalagens representam hoje cerca de um terço do total dos RSU (e os plásticos 9% em peso daqueles) e, ao que tudo indica, essa percentagem tenderá a crescer nos próximos anos.
Osresíduos de embalagens justificam uma atenção especial, dada a natureza dos materiais que os constituem. Muitos resíduos de embalagens podem ser valorizados, desde que convenientemente tratados deacordo com a sua especificidade, resultando daí ganhos ambientais, económicos e sociais.
De entre os resíduos de embalagens, os plásticos ganharam, ao longo dos anos, uma reputação negativa, sendoacusados de não se decomporem. De facto, a maior parte dos plásticos não são biodegradáveis, mas na realidade grande parte são fotodegradáveis. No entanto, nos aterros mantêm-se inalteráveis por falta deluz e oxigénio, o que aliás acontece com outros materiais. A sua deposição em aterros não é, portanto, a melhor solução. Outras soluções se apresentam: quando devidamente recolhidos e processados, osplásticos podem ser valorizados, quer em reciclagem, quer em recuperação energética.
Assim se conclui que a reciclagem de plásticos tem um elevado potencial, quer em termos ambientais, quer em termoseconómicos. Daí a importância da sensibilização e da informação dos cidadãos, quer no que diz respeito aos hábitos de adesão à recolha selectiva, quer no reconhecimento de que, com materiaisreciclados se produzem produtos de qualidade.
A Indústria do Plástico tem contribuído desde sempre para a racionalização da utilização do plástico, nomeadamente através da Política dos 3R: Reduzir, Reutilizare Reciclar. Por outro lado, as Indústrias Recicladoras de Plásticos processam vários milhares de toneladas de resíduos plásticos anualmente, com as mais diversas origens, com destaque para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!