recensão critica: old and new regionalism

2390 palavras 10 páginas
Recensão crítica ao texto Regionalism: Old and New . Adriana de Oliveira Santos . APP 2014

Recensão crítica ao texto de International Studies Review Vol. 5, No. 1 (Mar., 2003), pp. 25-51 – Regionalism: Old and New, de Raimo Väyrynen, University of Notre Dame and Helsinki Collegium for Advanced Studies, University of Helsinki. Publicado por
Wiley on behalf of The International Studies Association

Adriana de Oliveira Santos, 38734
APP, professora Ana Xavier
NOVA-fcsh,
A seguinte obra foi produzida por Raimo Väyrynen, conhecido no campo da política e da ciência. Conceituado nos EUA onde foi professor e director do Instituto
Universitário de Notre Dame, entre outros. De 1975 a 1987 foi membro consultor de sete delegações diplomáticas no Governo da Finlândia, debruçando-se sobre temas como o direito do mar, não proliferação de armas nucleares, o desarmamento e também desenvolvimento. Teve também um cargo notável na Assembleia Geral da ONU. No ano de 1983 teve uma voz activa na política externa, alertando para a problemática das armas nucleares, criando alguma polémica.
Recebeu também vários prémios reconhecidos como KekkoenUrho, Cruz da
Liberdade e Doutor Honoris Causa de Ciências Sociais da Universidade de Lepland, por exemplo. O tema abordado neste texto, procura uma análise ou perspectiva de análise sobre o Regionalismo e como este paradigma tem evoluído consoante dois grandes âmbitos – o fim da Guerra Fria e o processo de Globalização. Tenta também consolidar este conceito na dinâmica politica e militar, explorando externalidades, coligações internas, identidade e também segurança.
Pode afirmar-se, segundo o autor, que este conceito pode ter sido fragmentado devido a mudanças subjacentes nas relações internacionais, sendo que a visão tradicional centrada no Estado está a alterar-se. Entra em interacção redes e organizações transnacionais e não estatais.
A definição de região é um ponto subjacente ao conceito de regionalismo, pois

Relacionados

  • Expressoes idiomaticas americanas
    271492 palavras | 1086 páginas