Recem chegada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A essencialidade da comunicação

Para Taylor (2007), as comunicações são tão essenciais para uma organização que alguns analistas sustentam que, se pudéssemos identificar todos os canais decomunicação e a influência das mensagens no comportamento da organização, estaríamos mais próximos de compreender a organização em si.
A analise dos diferentes fatores que influenciam a comunicaçãopermite ainda que se perceba a complexidade do processo de comunicação humana e organizacional, que não é um processo fácil permeado de barreiras.



O lado perverso da comunicação: as barreirasdecorrentes do processo

Para a implantação de um eficaz sistema de comunicação, é indispensável que a organização identifique as barreiras existentes.
Muitos autores, como Robbins (1978),Stefanelli (1992), Bowditch e Buono (2002), Silva (1996), Chanlat e Bédard (1996), Robbins e Funley (1997), Pereira (2003), abordam o tema identificando inúmeras barreiras que interferem na qualidade dosistema de comunicação.
Estas barreiras podem ter sua origem na organização, nos seres humanos e nas tecnologias.

Principais barreiras existentes na comunicação organizacional:

-Estruturaorganizacional: As hierarquias rígidas dificultam a comunicação entre os níveis hierárquicos.
-Layouts fechados: Gabinetes e portos fechados criam barreiras físicas que podem prejudicar a comunicação.-Reações emocionais: As reações emocionais (raiva, amor, autodefesa, ódio, ciúmes, medo, vergonha) influenciam o modo como compreendemos a mensagem.
-Desconfiança: A comunicação sofre influência daconfiança ou desconfiança que o receptor tem no emissor, assim como a autoconfiança.
-Não ouvir: Muito se fala sobre a habilidade de saber, mas um dos grandes problemas da comunicação está nacapacidade de ouvir do receptor.
-Escutando mal: A nossa capacidade de raciocínio é bem maior do que a de falarmos, consequentemente preenchemos este “espaço” com outros pensamentos durante uma conversa,...
tracking img