Rebobinamento de motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL

* REBOBINAGEM DE MOTORES ELÉTRICOS *

Vitória – ES 2006

8. REBOBINAGEM DE MOTORES ELÉTRICOS

Todos os profissionais que realizam serviços em equipamentos elétricos, sejam na instalação, operação ou manutenção, deverão ser permanentemente informados e atualizados sobre as normas e prescrições de segurança que regem o serviço e, orientados a segui-las. Cabeao responsável certificar-se, antes do início dos trabalhos, de que tudo foi devidamente observado, e alertar o pessoal para os perigos inerentes à tarefa proposta. Como medida de segurança, os equipamentos para combate a incêndios e avisos sobre primeiros socorros deverão estar sempre em locais bem visíveis e de fácil acesso. É preciso cautela na hora de trocar um motor que apresentou defeito.Quando um motor falha, a decisão entre a troca e o rebobinamento deverá estar baseada em qual das duas opções trará para a empresa o retorno em menor tempo. No entanto, se o tempo não for crítico, então a política de gerenciamento de motores deverá orientar sobre a reposição ou o reparo do motor, com base no custo mínimo durante o ciclo de vida. É relativamente freqüente, na recuperação de um motordanificado, a introdução de novos fatores que irão aumentar consideravelmente as perdas em relação ao projeto original, tais como:

1

Aquecimento excessivo do núcleo de ferro para retirada do enrolamento defeituoso, provocando o rompimento do isolamento interlaminar e, como conseqüência, aumento das perdas por correntes parasitas (correntes de Foucault); Rebobinagem em desacordo com osdados de projeto do fabricante (número de espiras a menos, bitola do fio menor, etc.); Reparos no rotor, como a usinagem no diâmetro externo, provocam um grande aumento na corrente de magnetização e, conseqüentemente, das perdas. Portanto é de suma importância não efetuar procedimentos que possam alterar as características originais do motor a ser recuperado. Alguns procedimentos básicos devem sertomados ao receber um motor elétrico no setor de manutenção, como forma de padronizar e otimizar as ações desenvolvidas, na busca pela qualidade do trabalho executado. As orientações a seguir podem ser aplicadas a qualquer motor elétrico, respeitando as particularidades de cada tipo de motor, porém será dada ênfase aos motores trifásicos de indução com rotor em curto-circuito pela sua altapredominância no ambiente industrial. Este material não tem a pretensão de abordar todas as metodologias existentes envolvendo a manutenção de motores; outras orientações poderão ser utilizadas como forma de aprimorar a organização do trabalho. Qualquer setor de manutenção deverá possuir uma estrutura organizacional que permita o acompanhamento de todas as ações desenvolvidas desde a chegada do motor até sualiberação, ao término do reparo. Portanto, deverá existir uma ficha de controle de serviço onde serão registradas todas as informações da máquina o que inclui: dados do proprietário, defeito ocorrido, processo no qual estava inserido, tipo de acoplamento, etc.

2

Ao receber um motor para reparo, o profissional responsável deverá providenciar sua identificação com um código alfanuméricoúnico que será registrado na carcaça e na ficha de controle. A seguir, anote todos os dados contidos na placa de identificação do motor. Caso haja falta de dados importantes, deverá ser consultado o catálogo do fabricante.

Faça uma inspeção visual procurando rachaduras, condições da carcaça, tampa, pés e eixo, observando o estado da pintura, incrustações, corrosão, etc. Apesar do motor possuir umaestrutura resistente, ele também é sensível a: pancadas, quedas, força excessiva e as ferramentas de corte. Solte os parafusos que prendem a polia ou o acoplamento ao eixo. Efetue a retirada da polia; caso esteja muito apertada, utilize um extrator (saca-polias). Parafusos e porcas difíceis de desenroscar podem ser soltos com qualquer fluido desengripante existente no mercado, indicado para...
tracking img