Reatividade dos metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução Teórica

1.1 Os metais
Os metais constituem o grupo de elementos mais numeroso que existe. Em condições ambientais são encontrados na forma sólida, com exceção do mercúrio(Hg), que é encontrado na forma líquida. São brilhantes, bons condutores de calor e eletricidade, se comparados com os demais elementos, e apresentam alta resistência térmica e mecânica.
Uma característicados metais é o fato de terem um número peque de elétrons no último nível energético, e também a baixa força de atração que o núcleo exerce sobre esses elétrons, facilitando a doação dos mesmos.

1.2 Reatividade dos metais
A reatividade pode ser relacionada com a capacidade de doar elétrons, sua eletropositividade, quanto mais eletropositivo for o metal mais reativo ele é. A série ou fila dereatividade também organiza os elementos com sua capacidade de se oxidar, quanto mais reativo maior é sua capacidade de oxidar-se.
Podemos organizar os metais numa fila de reatividade ou menor nobreza onde os mais reativos aparecem no lado direito e os mais nobres no esquerdo.

Ilustração 01 – Fila de reatividade

1.3 Potencial padrão de eletrodo
Em eletroquímica, o potencial padrão deeletrodo, denotado como Eo, E0 ou EO é a medida do potencial individual de um eletrodo reversível (em equilíbrio) no estado padrão, no qual as espécies eletroativas estão a uma concentração de 1 mol/kg, e gases a uma pressão de 1 bar. Os valores são mais frequentemente tabulados a 25 °C.
O princípio de uma célula eletroquímica, tal como uma célula galvânica, consiste em uma reação redox, que pode serdesdobrada em duas semi-reações:
* Reação de redução (ocorre no cátodo)
* Reação de oxidação (ocorre no ânodo)
A reação global da célula eletroquímica é a soma de uma reação de redução e de uma reação de oxidação, cada uma delas chamadas de meia-reação (ou semi-reação).
Eletricidade é gerada devido à diferença de potencial elétrico entre dois eletrodos. Esta diferença de potencial écriada como um resultado das diferenças entre potenciais individuais de dois eletrodos metálicos com respeito ao eletrólito.
Embora o potencial total de uma célula possa ser medido, não há nenhuma maneira simples de medir exatamente os potenciais individuais de eletrodo/electrolito isoladamente. O potencial elétrico varia também com a temperatura, concentração e pressão.

Tabela 01 – Potencial deOxi-Redução dos metais

1.4 Ácido clorídrico(HCl)
O ácido clorídrico (HCl) é uma solução aquosa, fortemente ácida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa. Uma solução aquosa de HCℓ na concentração de 1 mol/L tem pH = 0. Em suaforma pura, HCℓ é um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio. Em sua forma de baixa pureza e com concentração não informada, é conhecido como ácido muriático (muriático significa pertencente a salmoura ou a sal), sendo vendido sob essa designação para a remoção de manchas resultantes da umidade em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros. Este ácido pode ser encontrado no estômago.2. Objetivo
Definir experimentalmente, a fila de reatividade dos metais com 25ml de uma solução de ácido clorídrico(HCl) no béquer e entrando em contato com alguns metais e observando qual reage mais rapidamente ou qual é mais lenta e observar a reação da placa de zinco metálica com a solução de sulfato de cobre(CuSO4).

3. Metodologia
Em um béquer com 25 ml um solução de ácidoclorídrico(HCl) foi posto placas metálicas lixadas, de Zinco(Zn), Cobre(Cu), Ferro(Fe), Alumínio(Al), Estanho(Sn), Magnésio(Mg) Níquel(Ni). Após a constatação da reação rápida ou não, foi colocada em um béquer com solução de sulfato de cobre(CuSO4) uma placa de zinco(Zn).

4. Materiais Utilizados
-Béquer
-Zinco metálico
-Cobre metálico
-Ferro metálico
-Alumínio metálico
-Estanho metálico...
tracking img