Reaproveitando agua de chuvaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

1.1 - Considerações Iniciais


A disseminação de informações referente ao risco de escassez de água tem contribuído à conscientização não apenas da população, mas também da iniciativa publica e privada com relação à utilização desse recurso. A água potável é essencial para a vida, no entanto esse recurso tem se tornado cada vez mais escasso, por conta do crescimento acentuadoe desordenado da demanda (MAY, 2004. p 22).

Dentro deste contexto, segundo MARINOSKI, (2003) faz-se necessário incentivar a conservação de água e a implantação de sistemas para tal, de forma que o recurso não se torne escasso. Uma forma de conservar água bastante discutida é o aproveitamento da água de chuva para consumo não potável. A eficiência de sistemas para o aproveitamento de água dechuva esta muito relacionada à sua adequada operação. Este estudo abordou a automação deste sistema para uso em indústrias.


1.2 - Objetivo e Motivações

Realizar o estudo de dispositivos hidromecânicos que compõem um sistema de aproveitamento de água de chuva em indústrias bem como sua automação, com conseqüência à sua otimização, desenvolver um aprendizado sobre o processo de aproveitamentode água de chuva, estudar sistemas de aproveitamento de água de chuva, estudar sistemas de automação para a viabilidade do processo de aproveitamento de água de chuva. A viabilidade do aproveitamento de água de chuva em indústrias é caracterizada pela diminuição da demanda de água, fornecida pelas companhias de saneamento ou sistemas autônomos de abastecimento, tendo como conseqüência a diminuiçãode custos com o abastecimento, a preservação de água potável e a redução enchentes locais. Estimar os usos finais de água aproveitada; redução do custo da água fornecida pelas empresas concessionárias de água; estimar o volume de água chuva capitado; analisar a viabilidade econômica da implantação de um sistema automatizado. Fazer um levantamento de dados referentes ao volume de água de chuva queserá capta em uma determinada área, pesquisar por meio da internet mecanismos para capturas de águas de chuva disponíveis no mercado e fazer um estudo, por intermédio de livros e mídia eletrônica, para automatizar todo a sistema de aproveitamento de água de chuva, captura, armazenamento e distribuição e demonstrar que a automação em sistemas de aproveitamento de água de chuva pode torná-los maiseficiente, confiável, prático e economicamente viável.


1.3 - Estrutura do Trabalho

No primeiro capítulo encontram-se as considerações iniciais sobre esse trabalho, os objetivos e motivações para a realização deste. A partir do segundo capítulo aborda-se a água como tema principal a qual aponta sua disponibilidade tanto em nível mundial, como nacional e, por fim, o aproveitamento da água dechuva e a automação deste sistema.
O terceiro capítulo é todo voltado para a chuva, nele encontra-se o ciclo hidrológico, sistema para o aproveitamento da água de chuva, como se captura e armazena a água de chuva e o índice pluviométrico do estado de São Paulo e da cidade de Matão-SP.
No capítulo quatro relata-se à automação do sistema de aproveitamento de água de chuva, e por fim, a conclusãoe anexos.













2 - A Água

2.1 - Água e sua disponibilidade

Segundo Souza (2003), o 3º Fórum Mundial da Água, ocorrido no mês de março de 2003 em Kioto, no Japão, teve como tema e discussão a ameaça de redução das reservas mundiais em cerca de um terço nos próximos 20 anos. Anersen apud Villiers (2002), diretor do International Food Policy Research Institute, diz queum em cada cinco países está sujeito a experimentar uma severa falta de água dentro de 25 anos. “A Population Action International sustenta que o número de pessoas vivendo em estado crítico de falta de água era de 436 milhões em 1997 e, segundo suas projeções, a porcentagem da população mundial vivendo em estado crítico de falta de água vai quintuplicar até 2050”.

Do volume total de água no...
tracking img