Reaproveitamento de tendencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Reaproveitar/reciclar, sustentabilidade, ecológico viraram palavras chaves para Designs e Arquitetos. Com o mundo em crise, e o pensar verde em alta, a criatividade se tornou uma marca registrada em nosso meio. A Lei é reaproveitar e nada de desperdiçar. Como reaproveitar tendências em salas de Estar?
Interagir o novo com o clássico parece simples, mas na hora de colocar em práticasurge duvidas. Para evitar que isso ocorra deve-se pesquisar e compreender como isso ocorre e quais as formas de reciclar em diversos tipos de situação. A partir desse projeto observaremos como é possível interagir o novo e o antigo dentro de uma Sala de Estar com: A Utilização de moveis laqueados; Desgastados; O colorido no clássico e no contemporâneo; Ambiente antigo com decoração contemporânea;valorizando de sancas; A harmonização de países; O casual e requinte; O antiquário e moveis atuais.
Com o projeto percebemos que não será apenas a disciplina de metodologia de investigação que será alcançada, mas junto com ela várias outras. O estudo abarca a interdisciplinaridade, que abrirá um horizonte diferente e irar mostrará a interdependência de cada profissional nessa área.
Afundamentação teórica foi baseada nos seguintes autores: (LIBERATORI, Cintia, 2010); (KÖCHE, Jose Carlos, 2008); (BORDIEU, Pierre, 1999) (PIVA, André, 2010)
Essa pesquisa foi baseada em pesquisas em revistas, e inicialmente também em lojas de decoração sendo impossibilitado já que era proibido registrar imagens, tendo assim dificuldade ao fundamentar o projeto.

A Criatividade é uma marca registradaem um mundo com o conceito de sustentabilidade em alta. Um evento que ocorre anualmente que inspira designers e arquitetos do mundo inteiro é o Salão Internacional de Milão. E segundo á arquiteta Karoline Stolf (2012), umas das tendências para 2012-2013 presentes no evento é o reaproveitamento dos móveis. “Está em alta reformar aquele móvel antigo em desuso. Muitos móveis já apresentados emedições anteriores foram reeditados com novos acabamentos e novamente apresentados”, pontua.
A crise econômica pode não ter afetado o desenvolvimento do evento, mas há especulações de que ela influenciou positivamente o desenvolvimento de novos projetos. Ocorrido de 17 a 22 de Abril de 2012 apresenta as seguintes tendências para 2012-2013: O reaproveitamento dos móveis como já citado anteriormente;Mistura de estilos, percebem-se diferentes propostas de estilos em um mesmo ambiente, linhas clássicas e modernas, retrô, vintage, todos os estilos estão em alta, porem utilizados de forma harmoniosa; Coloridos, utilização de muitas cores para trazer vida aos móveis antigos e modernos; A reciclagem também se destaca e vai ocupar espaço nos ambientes residenciais juntamente com o apelo a utilização damadeira reflorestada e materiais descartáveis.
Como afirmado, estão em alta às palavras, reaproveitar/reciclar, sustentabilidade, ecológico, as quais se tornou tendência. A partir desse ponto observaremos como é possível interagir o novo e o antigo dentro de uma Sala de Estar.
1. Figura 1. Móvel laqueado. ANTONIO, Marcos 2010.(Fonte:http://casa.abril.com.br/materia/moveis-laqueados-coloridos-tendencia#3)
Móveis Laqueados
Em uma reforma Cintia Liberatori (2010), arquiteta se deparou com a situação de reciclar um móvel antigo. “Um armário antigo usado para guardar livros, a filha herdou o móvel e resolveu transformá-lo em bar. Para integrar a peça a sala de estar a arquiteta, autora da decoração mandou laqueá-la de vermelho. Segundo ela a cor forte não fica exagerada porque as portasde vidro do ambiente ajuda a dar leveza ao material.”
Figura 2 Móvel laqueado 2. ANTONIO, Marcos 2010. (Fonte: http://casa.abril.com.br/materia/moveis-laqueados-coloridos-tendencia#2)
O móvel laqueado é a melhor opção para quem está buscando um revestimento mais delicado, versátil e sofisticado. A laca vem sido utilizada por grandes profissionais das áreas de Arquitetura e Design de...
tracking img