REALIZAÇÃO DA COLETA DE ÉSPECIME DA FERIDA HUMANA ATRAVÉS DE SWAB: REVISÃO INTEGRATIVA.

2089 palavras 9 páginas
REALIZAÇÃO DA COLETA DE ÉSPECIME DA FERIDA HUMANA ATRAVÉS DE SWAB: REVISÃO INTEGRATIVA.

RESUMO: Apesar da biopsia da ferida ser o método padrão-ouro para coleta de espécime deste sítio para identificação microbiológica da infecção, trata-se de um método invasivo, de custo elevado e execução mais elaborada, inviabilizando sua prática no cotidiano da assistência, em detrimento do swab, que é de fácil execução e de validade questionável. Nesse sentido, este estudo buscou realizar uma revisão integrativa sobre a técnica de coleta de espécime humano de ferida através de swab para cultura e identificação microbiológica de infecções de feridas. Pesquisas mostram que a técnica de Levine para coleta por swab, realizada após limpeza do leito da ferida com solução fisiológica e de maneira asséptica, pode ser válida, mas a literatura científica carece de estudos com maiores níveis de evidência.

DESCRITORES: Infecção dos ferimentos, coleta de amostras, manejo de espécimes, Técnicas de Laboratório Clínico, Serviços de controle de infecção hospitalar.

INTRODUÇÃO
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) dentro das suas várias atribuições, designadas pela portaria 2.616/98 de 12 de maio de 1998, são responsáveis pela vigilância epidemiológica das infecções relacionadas à assistência nos serviços de saúde com vistas à adoção de medidas preventivas e uso racional de antimicrobianos para o tratamento destas infecções, diminuindo a morbimortalidade por essa causa nas instituições de saúde e ainda evitando o desenvolvimento de microorganismos multirresistentes.
Descreve-se como Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (IRAS) àquela infecção adquirida após a admissão do paciente no hospital que pode manifestar-se durante o internamento ou até mesmo após a alta, desde que possa ser relacionada a algum procedimento realizado durante a internação. Vale ressaltar que as IRAS aumentam o tempo de internação

Relacionados

  • Semic ufba
    20252 palavras | 82 páginas
  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas