Realizar Paralelismo Entre Trafos 138 6 6kV

816 palavras 4 páginas
versão data Item descrição da alteração

1. Objetivo
Realizar paralelismo entre transformadores de 138kV, para permitir a transferência de alimentação de uma barra alimentadora em 6,6kV para outra, sem interrupção no fornecimento de energia elétrica.
As subestações das áreas não relacionadas nesta Instrução de Trabalho não permitem, ainda, a funcionalidade de realização de paralelismo entre barras.
2. Responsabilidades
A responsabilidade pela realização das atividades através de comando “Remoto” é do Operador da Sala de Controle, sob coordenação do Supervisor de turno.
A responsabilidade pela realização das atividades através de comando “Local” é do Operador de Campo, sob coordenação do Operador da Sala de Controle e do Supervisor de turno.
A responsabilidade pela realização dos jumper’s para permitir o fechamento dos disjuntores de interligação de barras de 6,6kV (TIE) nas subestações Utility 1,Utility 2 e Utility 3, conforme Anexos “A” e “B” desta IT, será do grupo de manutenção da Energy Distribution, sob coordenação do Operador da Sala de Controle e do Supervisor de turno.
A realização da permissão para paralelismo nas subestações da Aciaria, do Alto Forno e da Coqueria será dos responsáveis destas áreas, uma vez que depende de permissão lógica para fechamento do disjuntor de interligação de barras de 6,6kV (TIE).
3. Material de Referência
Doc ID# 757 - Abrir e fechar disjuntor ABB de 6,6kV nas Utilities 1, 2 e 3;
Norma Regulamentadora NR10.

4. Definições
Abreviação/Nome do documento/ Termo Técnico
Significado / Definição
UT
Subestação Utility
EPI’s
Equipamento de proteção individual
SEP
Sistema elétrico de potência
EPC’s
Equipamento de proteção coletiva
5. Ferramentas ou Equipamentos Requeridos
Rádios de comunicação;
Lanterna.
6. Descrição da instrução de trabalho
6.1. Realizar paralelismo entre Transformadores
6.1.1. Transformador 1A conectado à barra “black” e 1B conectado à barra “blue”
6.1.1.1. Confirmar que os dois

Relacionados