Realismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-


Partindo da afirmação de Massaud Moisés, “nos anos seguintes a 1860, desencadeia-se profunda reviravolta na vida mental portuguesa: o Romantismo sofre os primeiros ataques por parte danova geração” (p. 229), é de extrema relevância relacionar as principais características que impulsionam o Realismo, não apenas em Portugal como também aqui no Brasil. Dessa maneira, entendemos queessa mudança não ocorre apenas, de uma hora para outra, com a pretensão de instaurar um movimento revolucionário, muitas características sociais e políticas relacionadas à época são a verdadeira chavepara poder compreender o Realismo, que conforme afirmou Coubert: “é a negação do ideal”.

Nesse contexto, surge a primeira iniciativa com um grupo de estudantes comandado por Antero de Quental e,intitulada a Sociedade do Raio. Mais adiante, os participantes da revolta anti-romântica voltam a reunir-se em Lisboa em um grupo chamado Cenáculo e que, posteriormente, passa a organizar um ciclo deconferências públicas, chamadas Conferências do Cassino Lisbonense, onde participavam, Eça de Queiroz, Antero, Oliveira Martins, Ramalho Ortigão, Salomão Sáragga, Santos Valente, dentre outros. Essasconferências tinham como objetivo discutir os problemas e as questões de ordem ideológica, relacionadas ao povo culto da Europa e América do Norte. Dessa maneira, refletia-se, então, a postura dopositivismo, do socialismo e do evolucionismo, com todas as suas variantes, trazendo assim, um movimento que só se preocupa com o presente, com o contemporâneo e, principalmente, que é pautado em umpensamento filosófico e científico modernos.


“Primeiro que tudo, os realistas reagiram violenta e hostilmente contra tudo quanto se identificava com o Romantismo. Anti-românticosconfessos, pregavam e procuravam realizar a filosofia da objetividade: o que interessa é o objeto, o não-eu. [...] tinham de destruir a sentimentalidade e a imaginação romântica e trilhar a única via de...
tracking img