Realismo no brasil - machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina de Português

Lívia Rangel

Realismo no Brasil
Machado de Assis

Guarapari/ES
Outubro de 2011

Realismo no Brasil – Machado de Assis

O Brasil, durante o período depassagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social. 
O Realismo encontrou no Brasil uma realidade propícia para a ascensão da literatura, já queescritores como Castro Alves e José de Alencar haviam preparado o terreno. O país havia vivenciado fatos importantes como a Guerra do Paraguai (1864 – 1870), a campanha abolicionista, o fortalecimentoda economia agrária. 
A queda da escravidão e do Império criou uma nova realidade no país; a vida social e cultural tornou-se mais ativa, ambas influenciadas por ideais europeus: liberalismo,socialismo, positivismo, cientificismo, etc. 

É nesse contexto que surge um dos mais importantes escritores de nossa literatura: Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839, e faleceutambém no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908.). 
Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, era mestiço e de origem humilde. Cresceu sob os cuidados da madrasta Maria Inês, pois assimcomo a mãe, a portuguesa Maria Leopoldina, seu pai, o mulato Francisco José de Assis, morreu cedo.

Apesar de ter freqüentado escola pública e começado a trabalhar desde cedo, alcançou boaposição como funcionário público, cargo que lhe proporcionou tranqüilidade financeira. Casado com Carolina Xavier de Novais, Machado de Assis dedicou-se à literatura e produziu a melhor prosa brasileira doséculo XIX. 
O escritor compôs cerca de duzentos contos.
 
O primeiro livro publicado por Machado de Assis foi a tradução de “Queda que as mulheres têm para os tolos” (1861), impresso natipografia de Paula Brito.  O primeiro romance de Machado, Ressurreição, saiu em 1872.  Em 1881 saiu o livro que daria uma nova direção à carreira literária de Machado de Assis, inserindo no Brasil o...
tracking img