Realidade brasileira e tendencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PEDAGOGIA



MÓDULO:

REALIDADE BRASILEIRA E TENDÊNCIAS SOCIAIS


Professora: Elizangela

Aluno(a): Noemi lemos
Turma: 2/2009 Data: 06/10/2010


Dossiê - Unidade 1



1. Faça uma análise da sociedade atual com base nos dois primeiros textos desta unidade e outros textos pesquisados.
Tratando-se de sociedade atual, precisamos começar a falar da educação que é ondenasce e onde se desenvolve um cidadão capacitado ou não.
Na sociedade atual que vivemos é lamentável admitir que tudo acontece pela falta de educação. Alguns anos atrás um homem com a 4ª série conseguia um bom emprego e estabilidade para sua família, sem menores dificuldades.
Com o crescimento da tecnologia não podemos mais contar com isso, pois hoje para se ter um bom cargo profissional é precisoser dotado de muitas áreas do conhecimento.Vivemos em um mundo informatizado, onde quem não tem acesso a isso está simplesmente fora do mercado. O que gera criminalidade, violência, doenças, desemprego.
Tudo começa na falta de educação.
Países como o Brasil estão longe de uma educação adequada para formar profissionais competentes, pois não investem em pesquisadores para um crescimento.Os poucosexistentes são convidados para trabalhar em outros países, onde serão adequadamente valorizados.Em média para se formar um pesquisador vai ai uns vinte anos, para colher os resultados de suas pesquisas vão mais alguns anos.
Países desenvolvidos como por exemplo Estados Unidos valorizaram a educação à muito tempo, antes mesmo do mundo se tornar tão informatizado.É por esse motivo que hoje possuempesquisadores competentes e valorizados nestes países, por esse motivo cada vez mais cresce a independência e conhecimento úteis para sociedade.
Nesse o pais cresce e com esse conhecimento e desenvolvimento se tornam mais ricos, mais ricos cresce a qualidade de vida para seus habitantes.Com um pais mais rico se exige ainda melhor educação, com melhor educação a locomotiva do pais funcionaperfeitamente, deixando de existir desempregados, pessoas violentas, doenças e etc.
Antigamente procurava-se mão de obra barata, hoje procura-se pessoas multifuncionais que tenham conhecimentos em vários aspectos um deles é informática, outro ética, outro criatividade, outro bom relacionamento, exige que o fuincionário seja critico, ambicioso, exige o domínio de inglês de espanhol e outros, e aindaassim a vaga aqui no Brasil é ameaçada. O funcionário deverá estar em constante estudo e atualização dos mesmos, pois o conhecimento a cada ano é duplicado.
O Brasil carece de boa educação, e empregados com competência de alto padrão, só assim será possível o acesso a bons cargos profissionais.
É preciso que nossa sociedade, nossas crianças tenham acesso a informação.Hoje os equipamentoseletrônicos fazem exames em pessoas com a vida quase perdida, outros como estilistas e costureiros fazem todo seu figurino no computador onde se torna prático e ágil o trabalho.O computador diminui o trabalho possibilitando que cálculos matemáticos sejam feitos em segundos. Sem falar na internet.Estamos conectados ao mundo inteiro e assim temos acesso a qualquer área de conhecimento, claro se soubermos usara maquina.
A competitividade cresce entre pessoas, empresas e países. O pais que tiver recursos mais qualificados irá com certeza atrair maior capital internacional, onde nascerá novas e desenvolverá as empresas já existentes.
Estamos vivendo no mundo da informação, precisa-se hoje de pessoas qualificadas.
Nosso pais em especial precisa de boa formação. O segredo do desenvolvimento estácertamente na educação.
Educação valorizada, sociedade bem direcionada.

2. As crianças têm seus direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, mas na prática são cidadãos indefesos que têm seus direitos constantemente violados. O que se pode fazer para amenizar este problema tão sério chamado “crianças de rua”?
O problema está ainda na boa educação.Se uma família tem boa educação...
tracking img