Razoes da independencia da inglaterra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Razões da Independência
De modo geral, a maioria dos estudiosos concorda que a independência dos países da África, da Ásia e da Oceania está ligada aos seguintes fatores:
* A luta dos nativosdesses continentes contra os dominadores europeus.
* O enfraquecimento das potências imperialistas européias, como Inglaterra eFrança, por causa dos enormes prejuízos com a Segunda Guerra.
*Idéias de base religiosa (budismo e islamismo, na Ásia) e política (pan-africanismo e negritude, na África, socialismo, tanto num continente quanto no outro). O pan-africanismo defende a união e aindependência de todos os povos africanos. Esse ideal, proposto por Jomo Kennyata, do Quênia, foi transformado em doutrina por intelectuais negros norte-americanos. Anegritude é um movimento nascido naÁfrica nos anos 1930; foi idealizado pelo senegalês Leopold Senghor e propunha a valorização das culturas negro-africanas.
* O apoio que os movimentos de libertação da Ásia e da África receberam dosEstados Unidos e da União Soviética. Os Estados Unidos justificavam seu apoio como forma de combater o "perigo" da expansão comunista naqueles continentes. A União Soviética, por sua vez, acusava ocolonialismo de ser produto do capitalismo.
* A solidariedade dos países africanos e asiáticos recém-libertos para com as lutas dos colonizados. Na conferência de Bandung realizada em 1955 nacidade deBandung, na Indonésia, 29 países independentes - africanos e asiáticos em sua maioria - deram a si próprios o nome de Terceiro Mundo. Declararam-se não-alinhados, ou seja neutros na Guerra Fria entreEstados Unidos e União Soviética e comprometeram-se a apoiar as independências de outros povos da África, Ásia e Oceania.

* As vias da descolonização
* A descolonização afro-asiática não foium processo homogêneo, ocorrendo de duas maneiras: apacífica e a violenta.
* No caso da via pacífica, a independência da colônia era realizada progressivamente pela metrópole, com a concessão...
tracking img