O processo independentista dos Estados Unidos da America - Robert Barker

788 palavras 4 páginas
A declaração de independência foi escrita em 14 de Julho de 1776 pelos padres fundadores dos EUA, que tal processo de independência começou 1 século antes do fato. Entre 1607 a 1732 foram estabelecidos treze colônias inglesas na costa Atlântica do norte da América, que algumas tiveram suas origens na busca da liberdade religiosa, outras foram fundadas para fins comerciais e por razões socioeconômicas. Algumas colônias funcionaram por cartas cedidas pelo Parlamento e empresas comerciais. Outra graças ao Parlamento e pelo rei a um proprietário e sua família e outras dependiam formalmente da Coroa inglesa. Desde a sua fundação até o fim do período colonial, cada colônia tinha seu próprio governo, de forma variada. Três características prevaleciam: não havia enlaces políticos formais com a outra, cara um teria um vinculo jurídico diretamente com o governo britânico de Londres e quem mandava realmente na colônia eram seus habitantes, apesar de toda ligação com sua metrópole. Porém não significava uma democracia no sentido literal da palavra, mas tinha autonomia, participação cívica.
Com a guerra da Grã-Bretanha e da França pelo controle do norte da América começaram em 1754, fazendo a relação metrópole-colônia mudarem. A metrópole manda um grande numero de soldados para proteger seu império contra os franceses, tendo grandes gastos. Depois da guerra, a Inglaterra cobrou impostos da colônia, tarifas comerciais e o uso obrigatório do papel selado. Tais atitudes criaram insatisfação dos colonos, argumentando a ilegitimidade de tal taxação, pois os colonos não tinham um representante no Parlamento. Os colonos haviam colaborado na defesa do território, e tal sentimento de união se virou contra a metrópole.

Em 1763 e 64 muito líderes, entre eles John Adams e Benjamin Franklin e alguns estadistas britânicos propuseram compromissos práticos e constituições que estabeleciam uma autonomia local, mas não obteriam sucesso. Jorge, o rei da Inglaterra mandou mais tropas aos EUA,

Relacionados