RASTREAMENTO DE ÍNDICES DE OBESIDADE EM CRIANÇA COM IDADE DE 10 ANOS DE AMBOS OS SEXOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE TEÓFILO OTONI – MG

5037 palavras 21 páginas
1 – INTRODUÇÃO

Enquanto em Brasília se discute o “Fome Zero”, no Brasil e no mundo já tem importante aumento na prevalência da obesidade. De acordo com BALABAN (2001), nos últimos anos, tem-se observado aumento progressivo na prevalência da obesidade infantil. É consenso que a obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e que ela determina várias complicações na infância e na idade adulta (MELO, 2004). Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudança de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade (de MELO, 2004).
A obesidade definida como um excesso de gordura corporal relacionado à massa magra, e sobrepeso como uma proporção relativa de peso maior que a desejável para a altura, são condições de etiologia multifatorial, cujo desenvolvimento sofre influência de fatores biológicos, psicológicos e sócio-econômicos (OLIVEIRA et al, 2003). É um distúrbio crônico em expansão, com prevalência crescente em todas as faixas etárias, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento, o que a torna epidêmica, sendo considerada nos Estados Unidos o maior problema de Saúde Pública (OLIVEIRA et al, 2003). Durante as últimas 3 décadas, o número de crianças com sobrepeso neste país quase que duplicou, o mesmo acontecendo em países onde doenças de escassez representam importante problemas de Saúde Pública (OLIVEIRA et al, 2003).
De acordo com Anjos e Muller (2006), o acesso aos produtos industrializados não está vinculado ao poder aquisitivo, as classes mais favorecidas economicamente como as classes operárias recorrem a comodidade de utilizar recursos como: pronta entrega, cantinas escolares, lanche de rua, comidas semi-cozidas etc. em diferentes classes sociais nossa cultura exagera no consumo de alimentos ricos em gordura, com alto valor calórico.
Segundo Leão e Araújo (2003) apud Anjos e Muller (2006), o Brasil está entre os

Relacionados

  • Edital qos
    25926 palavras | 104 páginas
  • Cdc bh
    283205 palavras | 1133 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas