Raio x

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
marcos paulo da silva (T851HH4)

RAIO X:
APLICAÇÕES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

.





SÃO PAULO
2012
MARCOS PAULO DA SILVA

RAIO X:
APLICAÇÕES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Trabalho acadêmico com vistas à aprovação em disciplina Atividades Práticas Supervisionadas, apresentado aos professores do curso deBacharelado em Engenharia – Ciclo Básico da Universidade Paulista.


São Paulo
2012
RESUMO





Desde a descoberta dos Raios-X , principalmente a área médica obteve grandes avanços na análise através dos tecidos humanos.
A descoberta em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Röntgen dos raios-X, proporcionou grande sucesso e admiração no meio científico que possibilitaram Röntgen até mesmo ganharo Nobel de Física.
O objetivo deste trabalho é mostrar como os Raios-X atualmente são de grande importância não somente na medicina, mas para aplicações industrias como na produção de semicondutores e no meio científico ,como o estudo na difração deste raio.





















ABSTRACT




Since X-Rays discovery, mainly medical area has great advances in analysisthrough Human tissue.
The discovery of X-Rays in 1895 by Germany Physicist Wilhelm Röntgen provided a great success and admiration in scientific community that allowed Röntgen even win the Physical Nobel.
The objective of this study is to shows as X-Rays currently have great value not only in medicine, but to industry applications as semiconductors production and in scientific world with studyof diffraction of this ray.
























EPÍGRAFE











“Quando fiz primeiramente a chocante descoberta dos raios penetrantes,o fenômeno era tão espantoso e extraodinário que eu tive que me convencer repetidamente,fazendo o mesmo experimento de novo,de novo e de novo,para ficar absolutamente certo de que os raios realmente existiam.Eunão estava consciente de mais nada além do estranho fenômeno no laboratório.Era fato ou ilusão?Eu estava dilacerado entre dúvida e esperança,e não queria ter quaisquer outros pensamentos que interferissem em meus experimentos.Tentei excluir tudo o que não fosse pertinente ao trabalho de laboratório da minha mente.Qualquer interferência poderia ter me levado a falhar na criação de condições identicaspara substanciar a descoberta.Fiz observações muitas e muitas vezes antes de ser eu próprio capaz de aceitar o fenômeno.Durante esses dias de teste eu estava como um estado de choque.”[1]


Wilhelm Conrad Röntgen
Físico Alemão – Nobel de Física pela descoberta dos Raios-X













SUMÁRIO


Introdução 7


Capítulo 1 história do raio-x 8


1 A descoberta porRöntgen 8


1.1 Wilhelm Conrad Röntgen 8


1.2 A descoberta 9


1.3 Repercussão do Trabalho de Röntgen 11


Capítulo 2 raio x : funcionamento 13


1. Funcionamento 13


1.1 Raios X - Definição 13


1.2 Conceito teórico 14


Capítulo 3 APLICAÇÃO NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 15


1.1 Aplicações Médicas 15


1.2 Aplicações na Ciência eTecnologia 18


Conclusão 20


Referência 21



Introdução

Atualmente a palavra Raio-X é amplamente pronunciada e conhecida por todos, tendo como sua aplicação mais comum e lembrada por nós , as radiografias e processos hospitalares.
Apesar de ter nascido de uma experiência que tinha outros fins e acidentalmente descoberto por Röntgen como o mesmo citará “Tendo descoberto aexistência de um novo tipo de raios, é claro comecei a investigar o que eles fariam” [2] , os novos raios descobertos por ele, mais tarde seriam chamados de Raios –X e teriam tão logo, uma grande importância na área técnico-científica.
Veremos neste trabalho o uso do Raio-X em diversos setores, principalmente sua importância para ciência e tecnologia nos dias atuais.
Para compreender a...
tracking img