raio iorico

2167 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO
Gbadolite é uma cidade localizada na República Democrática do Congo. É a capital da província de Nord-Ubangi. A cidade está localizada a 12 km ao sul do Rio Ubangi. Segundo estimativas para 2010, tem 48.083 habitantes.1 Foi a cidade onde morou o antigo presidente Mobutu Sese Seko (nascido em Lisala).

O acordo obrigou os partidos assinando parar de imediatamente toda lutar no Isiro-Bafwasende-Beni-Watsa quadrangle e para aceitar na área. Os observadores deviam desdobrar-se à área imediatamente depois de assinar do acordo. Conteve também garantias da liberdade de movimento da população civil e das organizações humanitárias de uma área a outra.
Como com tratados precedentes, o acordo de Gbadolite teve um efeito limitado e não o conduziu a uma extremidade no conflito ao todo.
OS ACORDOS DE PAZ E DE BICESSE E A DEMOCRACIA EM ANGOLA - POR ANTÓNIO VENTURA
Este acordo marcou a transição político-económica do País. E, pela primeira vez, deu-se fim a guerra civil iniciada depois da independência em 1975, depois várias tentativas de diálogo e de efémeros acordos de paz, como sejam, os Acordos de Nova Iorque (22 de dezembro de 1988) celebrados entre Angola-Cuba-África do Sul e SWAPO-Namíbia, que previa e regulava a retirada das tropas cubanas e sul-africanas de Angola e a independência da Namíbia; e os Acordos de Gbadolite (ex-Zaire), celebrados no dia 22 de junho de 1989, que contou com a presença de dezoito Chefes de Estado africanos e com o patrocínio do presidente Mobutu, mas não resultou no fim do conflito.
Os Acordos de Bicesse continham essencialmente, entre outras, duas componentes. Uma militar (por exemplo, cessar-fogo e desmilitarização total da UNITA) e outra política. Falaremos apenas de uma parte da componente política, ou seja, a transição de um regime monopartidário para o multipartidário, ou seja, de um regime autoritário para um regime democrático, de uma economia centralizada/planificada para

Relacionados