Rafitinf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso : ADMINISTRAÇAO
Módulo: Gestão Mercadológica Período Letivo 2011/2
Tutor Presencial : Marcos Rueda Guzman
Nome:Angelo Carvalho Medeiros RA 166912

Questões Dissertativas

1.) O marketing voltado para o valor consiste em focar estratégias de marketing na
criação de produtos/serviços que apresentemum valor adicional para o cliente.
Então, uma empresa orientada para a criação de valor para o cliente deve seguir
alguns princípios, quais são eles?

Resposta:

-PRINCÍPIO DO CLIENTE : Coloca o cliente no centro das decisões empresariais e orienta as sua atividades a satisfazê-lo. Compreender o cliente é visto como parte Mia importante para uma Organização sobreviver ( O cliente temsempre razão ).

-RELACIONAMENTOS DIRETOS: O relacionamento entre os profissionais de marketing e seus clientes é feito de forma direta. Qualquer empresa pode utilizar essa estratégia em sua atuação, desde que se tenha uma base de dados com características específicas de cada cliente ( nome, endereço, numero de telefone, preferências. Uma limitação dessa estratégia é o alto custo de criação oumanutenção de uma base de dados de todos os clientes.

-RELACIONAMENTOS INDIRETOS : As empresas se preocupam em fazer com que os produtos e marcas tenham significado para os clientes por um período prolongado de tempo. O que normalmente as empresas fazem, é ter “ amostra” de clientes que representam todos, e assim é possível, por exemplo, testar idéias de novos produtos.

-PRINCÍPIO DOCONCORRENTE: Afirma que as estratégias da concorrência possuem influência importante sobre os clientes. Então , a empresa fica atenta ao que está sendo oferecido pelos concorrentes, para que assim consiga oferecer produtos/serviços com valor superior. Isso porque, não adianta enxergar apenas como o seu produto agrega valor aos clientes, mas sim o quão superior é o valor oferecido por você.

-PRINCÍPIOPROATIVO: Mudar os ambientes para melhorar as chances de sucesso quando isso for apropriado, não ficar esperando que as mudanças aconteçam, e apenas reagir e elas. Esse princípio preza que a empresa seja de fato proativa e não apenas reativa. “ Faça primeiro, antes que alguém faça melhor que você” .

PRINCÍPIO FUNCIONAL : Parte da idéia de que o setor de marketing deve se relacionar com outrossetores funcionais da empresa ( finanças, produção, recursos humanos e outros ) e que todos esses setores devem funcionar bem para que as atividades de marketing sejam realizadas a contento .

PRINCÍPIO DA MELHORIA CONTÍNUA : Destaca que o planejamento , a execução e o controle das atividades de marketing devem ser melhorados continuamente.

PRINCÍPIO DO STAKEHOLDER: Destaca que mesmo nomarketing voltado ao cliente, as organizações não podem ignorar as suas relações com seus stakeholders – grupos de interesse à organização, ou seja, qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas ações da empresa .

2.) Leia o texto abaixo:

Heineken tomou uma Kaiser antes Com a compra da Femsa, grupo holandês assume o difícil desafio de recuperar marcas como Kaiser e Bavária no mercadobrasileiro.

Revista Isto é Dinheiro:

Fonte: < http://www.terra.com.br/istoedinheiro-temp/edicoes/641/artigo160142-1.htm>acesso em 13.07.2011. Adriana Mattos

Jean-François van Boxmeer, CEO mundial da Heineken, passou a virada do ano em um resort nas Ilhas Maurício. Mas ele pouco aproveitou as praias paradisíacas do Oceano Índico. Boxmeer dormiu com o telefone celular embaixo do travesseiro e onotebook ao lado da cama. Acompanhou, detalhe a detalhe, o final das conversas em torno da aquisição, por US$ 7,6 bilhões, das operações da cervejaria Femsa no México e Brasil. O executivo, que há anos tenta revigorar a imagem da Heineken no mundo, tinha o sinal verde da dona e herdeira da cervejaria, Charlene de Carvalho Heineken, umas das 100 mulheres mais ricas do planeta, para fazer o que...
tracking img