Rafael tibo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria-primaExistem vários tipos de matérias-primas disponíveis para a fabricação do aço. Todavia, devido ao seu menor custo, maior disponibilidade, e por ser reciclável, a matéria-prima básica para a produção de barras e fios de aço para armadura de concreto é a sucata. Esta sucata, rigorosamente selecionada, é constituída por retalhos de chapas metálicas, cavacos de usinagem, latarias decarros usados, peças de aço e ferro de equipamentos em desuso, e outros. A utilização de sucata gera um produto final de melhor desempenho na construção civil. Os elementos químicos residuais normalmente existentes em maior porcentagem na sucata, tais como níquel, cromo e estanho, entre outros, fazem com que se obtenham materiais com características mecânicas mais altas quando comparados com açosprovenientes da matéria-prima minério de ferro.A sucata recebida é separada por tipo (pesada, leve, cavaco de aço, cavaco de ferro, chaparia) e armazenada em locais específicos. A sucata é devidamente preparada para utilização, sendo que as de menor densidade são enviadas para prensagem, aumentando, assim, seu peso específico e melhorando o rendimento energético do forno elétrico de fusão. Outrasmatérias-primas utilizadas durante o processo são:
• Ferro gusa, que é um produto siderúrgico obtido através da redução do minério de ferro, e tem a função de adicionar carbono, ferro e silício ao produto. O carbono e o silício são importantes fontes de energia para o processo, através de sua oxidação gerada após o sopro de oxigênio.
• Ferroligas: (ferro manganês, ferro silício-manganês, ferro silícioetc.) utilizados para ajuste da composição química do aço e conferir as características mecânicas necessárias.
• Cal: atua como escorificante, retendo as impurezas do metal e formando a escória, e também atuando na proteção do refratário do forno contra ataques químicos.
• Oxigênio: utilizado para reduzir o teor de carbono do aço e diminuir o tempo de fusão, sendo esta uma fonte de calor para oprocesso. Em todo o mundo o processo de fabricação de aços para a construção civil é similar. Esta similaridade é referente a:
• Processos de fabricação
• Matérias-primas utilizadas (sucata, gusa e outros)
• Equipamentos de Aciaria, Laminação e Trefilação. |

|
AciariaFluxo de Produção da AciariaA transformação da sucata em aço, na forma de tarugos prontos para laminar, é feita naAciaria onde estão localizados os equipamentos: Forno Elétrico e/ou Panela e Máquina de Lingotamento Contínuo. O forno elétrico responde pela transformação das matérias-primas em aço líquido e o lingotamento contínuo por transformar aço líquido em tarugos, também denominados de palanquilhas ou billets. A primeira etapa de fabricação é o carregamento do forno. Sucata, gusa e outras matérias-primas sãocolocados em grandes recipientes denominados cestões.
A proporção dos materiais carregados está indicada no processo de fabricação para cada tipo de aço a ser fabricado. O carregamento é realizado através da abertura da abóboda do forno, com movimento no sentido horizontal, e da abertura inferior do cestão.
É nesta etapa que é gerado o número da corrida que acompanhará o produto até o término defabricação, cujo número serve para a sua rastreabilidade.

Terminada a operação de carregamento, a abóboda é fechada e o forno ligado. Os eletrodos de grafite, ligados à energia elétrica, são abaixados e se aproximam da sucata. Através da passagem de corrente elétrica é formado um arco elétrico que gera energia térmica e funde a sucata e os outros materiais. A temperatura do aço líquido atingeo valor aproximado de 1.600 ºC. Após a fusão é feito um primeiro acerto na composição química. O aço líquido é vazado para uma panela e enviado ao Forno Panela, equipamento este utilizado para homogeneizar temperatura e composição química do aço líquido e eliminar impurezas. No Forno Panela são retiradas amostras e enviadas ao laboratório químico para análise. A amostra tem sua superfície...
tracking img