Radiotividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resíduo radioativo (pop.: Lixo atômico)
Formado por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm ou deixaram de ter utilidade. É gerado em processos de produção de energia nuclear, tanto em uso pacífico como em armamento nuclear, podendo ainda ser oriundo de outros usos, tais como tratamentos e diagnósticos radiológicos e pesquisa científica.
A destinação do resíduo radioativo é umdos problemas mais sérios resultantes do uso da fissão nuclear para a geração de energia elétrica.
O maior perigo apresentado pelo lixo atômico é sua radioatividade, tóxica e cancerígena, mesmo em quantidades pequenas.
A radioatividade desse material diminui com o tempo. Todo radioisótopo tem umameia-vida T½ (entre frações de segundo e bilhões de anos), ou seja, o tempo necessário para perdermetade (½) de sua radioatividade. Todo elemento radioativo decai para um elemento não-radioativo, mas o tempo necessário para que 99,9% dos núcleos radio-isótopos decaiam para núcleos não-radioativos é de aproximadamente 10 vezes T½, que no exemplo do Urânio-235 (o combustível de uma usina nuclear típica) seriam 7 bilhões de anos.

Origens de resíduos radioativos
Reatores nucleares
A produçãomundial de resíduos radioativos por usinas nucleares é de cerca de 9.000 toneladas por ano. Resíduos de usinas nucleares consistem em:
 Combustíveis gastos: produtos de fissão, combustível nuclear gerado, trans-urânios gerados, matéria não gasta
 Produtos ativados: São materiais originalmente não radioativos (p. ex. do interior do reator ou dos arredores) que entraram em contato com radiação deneutrons e adquiriram radioatividade, tais como:
 contêiners
 equipamento que operou com combustíveis nucleares
 peças do reator
 tubos de mineração
 roupa/equipamento de segurança dos funcionários
 utensílios de limpeza

Mineração de urânio
A maior parte (cerca de 80%) dos resíduos radioativos origina-se na extração de urânio. Esse entulho é geralmente depositado próximo à minacorrespondente. A inalação de poeira e a ingestão de alimentos contaminados representam um risco à saúde pública, especialmente à crianças e mineiros. Particularmente produtos de decaimento de urânio, como o gás Radon-222 apresentam maior radiotoxicidade. [1]



Armas nucleares
O material físsil de uma bomba nuclear contém alto teor de radioisótopo Urânio-235 ou de Plutônio-239. Esses núcleosdecaem naturalmente (fissão espontânea ou emissão de radiação α ou ß) para radioisótopos não físseis. Se o teor de radioisótopos físseis decair para uma porcentagem inferior a 85%, a bomba perde a capacidade de reação em cadeia tornando-se ineficaz. Para manter o material explosivo é necessário submetê-lo regularmente ao reprocessamento nuclear, gerando resíduos nucleares adicionais.
Uma quantidadeconsiderável de resíduos nucleares foi gerada nos testes de bombas nucleares entre 1945 e 1966. Em atóis e ilhas do Oceano Pacífico (p. ex. Moruroa, Bikini, Ilha Christmas) extensas áreas foram contaminadas pelos E.U.A, França e Reino Unido. A região de Semipalatinsk no Cazaquistão serviu como área de teste para a União Soviética. As populações indígenas foram e continuam vítimas dessacontaminação, sofrendo com diversos tipos de câncer, que inclusive podem se perpetuar em uma família. Além disso, esses povos possuem sérios problemas de alimentação por não poderem consumir produtos agropecuários de sua própria região.

Reprocessamento nuclear
Usinas de reprocessamento nuclear utilizam centrífugas de enriquecimento ou aproveitam do processo de difusão gasosa para separar materialcombustível não gasto (235U) e/ou material gerado no processo de fissão (239Pu), de resíduos não combustíveis. Esse processo enriquece o material físsil com objetivo de reutilizá-lo em novos elementos combustíveis. Porém, entre 0,1% e 1% de isótopos de meia-vida longa (aqueles que apresentam radiotoxicidade por milhares de anos) permanecem no produto residual após o reprocessamento. Assim sendo, sua...
tracking img