Radiotividade

Páginas: 13 (3199 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
- O que é radiotvidade?
Radioatividade (ou radiatividade) é a propriedade de determinados tipos de elementos químicos radioativos emitirem radiações, um fenômeno que acontece de forma natural ou artificial. A radioatividade natural ou espontânea ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). Já a radioatividade artificial ocorre quando háuma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear. A fissão nuclear é um processo observado em usinas nucleares ou em bombas atômicas.
Alguns átomos como os do urânio, rádio ou tório são instáveis (resultado da combinação de nêutrons e prótons). A liberação de energia radioativa acontece quando há uma transformação do núcleo instável (desintegração nuclear) e o núcleocomeça a perder partículas alfa, beta ou raios gama.
- Historico
Röntgen

Em 1895, o físico alemão Wilhelm C. Röntgen, realizava experimentos com um tubo de raios catódicos - em que elétrons são emitidos pelo polo negativo de um eletrodo e se propagam em um feixe de partículas, devido à diferença de potencial entre os polos no interior do tubo contendo gás à baixa pressão . Röntgen cobriu otubo com um cilindro de papelão preto para evitar qualquer fuga de raios catódicos e mesmo assim, pôde observar que uma tela pintada com uma substância fluorescente era sensibilizada do outro lado da sala.




Röntgen decidiu abandonar imediatamente seus outros projetos de pesquisa para investigar este fenômeno totalmente inesperado e quase inacreditável, repetindo o experimento várias vezes,para convencer a si mesmo de que o efeito era autêntico. Durante as próximas seis semanas, ele investigou as propriedades destes novos raios extraordinariamente penetrantes e descobriu que, ao contrário da luz visível, eles aparentemente não podiam ser refratados ou difratados. Ele testou sua habilidade de atravessar vários tipos de sólidos e descobriu que eles podiam passar por alguma espessurados materiais mais comuns e ainda assim ativar a tela fluorescente. Quando Röntgen colocou sua própria mão na frente da tela fluorescente, ele ficou espantado ao ver uma silhueta fantasma de seus ossos. Um conjunto de pesos metálicos também se tornava visível através de sua caixa de madeira – madeira e carne pareciam mais transparentes aos raios que metal ou osso. Os raios também afetavam placasfotográficas, ele descobriu, e pôde publicar fotografias tiradas pelos “raios X”, como ele os chamara, em sua primeira pesquisa – incluindo uma radiografia da mão de sua esposa, com a aliança ao redor de um dedo esquelético.


Wilhelm Conrad Röntgen.

A radiografia da mão da esposa de Röntgen.


Em 1º de janeiro de 1986, Röntgen publicou suas descobertas e primeiras radiografias em umpequeno diário acadêmico. Em poucos dias, os maiores jornais do mundo já estava à par da história. O impacto sensacional de suas descobertas espantou o tímido Röntgen, que voltou a trabalhar em outros projetos científicos anteriores. Até mesmo ao receber o prêmio Nobel de física em 1901, ele não discursou.
Entretanto, as utilidades práticas da nova tecnologia eram aparentes e laboratórios forammontados em todo o mundo para uso médico. A reação aos raios de Röntgen não foi apenas médica e científica, já que a ideia estimulava a imaginação do público de diferentes maneiras. As pessoas acreditavam que os raios X poderiam penetrar as partes mais íntimas, escondidas e secretas de suas vidas. Esquizofrênicos achavam que suas mentes poderiam ser lidas e influenciadas por eles e a ideia geralera de que nada estava seguro. Um editorial dizia “você pode ver os ossos das pessoas a olho nu e também através oito polegadas de madeira sólida. Sobre a revoltante indecência disso, não há necessidade de dizer mais nada”. Roupas de baixo tecidas com fios de chumbo eram vendidas para esconder as partes íntimas das pessoas dos raios que tudo viam.

Bequerel

Enquanto os raios X já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radiotividade
  • a Radiotividade
  • Radiotividade
  • radiotividade
  • Radiotividade
  • radiotividade
  • radiotividade
  • radiotividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!