Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO

Contaminação de produtos radioativos

A Contaminação radioativa é a presença de material radiativo em lugares onde ele não pode estar. Esta contaminação pode ocorrer no meio ambiente, nos lugares públicos, pessoas, objetos e etc. E tudo que entra em contato físico com algo contaminado sem suas devidas precauções de proteção radiológica também se contaminará.

Descontaminação deprodutos radioativos

No caso de descontaminação de uma pessoa vítima de um acidente radioativo este indivíduo será encaminhado para uma junta médica especializada em radiação para uma série de procedimentos, tais como:
a) Descontaminação externa, a vítima fica nua e passa por um banho (ducha) apenas com água e sabão e dependendo do grau de ferimentos, deve-se tomar um banho mais suave paraque a contaminação externa não venha a virar interna passando para o sangue, ossos ou órgão, via ferimentos que podem ocorrer na lavagem das feridas.
b) O paciente é encaminhado para a equipe médica já preparada para a descontaminação interna e tratamento de sua enfermidade ou ferimentos.
c) Este paciente é constantemente monitorado e supervisionado por esta equipe.
E em caso de umafatalidade esta vítima venha ao óbito devido à contaminação, este paciente terá uma sepultura de concreto e urna funerária revestida de chumbo. Para evitar que a contaminação se espalhe.
Em caso de descontaminação de lugares, estes locais são interditados e supervisionados por especialistas altamente capacitados e treinados em segurança de radioproteção. Os objetos são removidos em containeres,tambores ou caixas revestidos de chumbo e levados a uma área monitorada e supervisionada constantemente com alta segurança por profissionais de radiologia e energia nuclear.
Em uma área de proteção radiologia se encontra três categorias na escala de cuidados que devemos estar atentos.
• Primeiro: Áreas livres - são áreas que não apresenta risco nenhum a população, como administração, recepçãoe etc.
• Segundo: São onde os níveis de radiação não ultrapassam o limite primário para indivíduos do público (1 mSv/ano). Essas áreas são isentas de regras especiais de segurança;
• Terceiro: São lugares onde as doses podem ultrapassar o valor de 3/10 do limite primário, as áreas são controladas e possuem regras especiais de segurança.

Radioproteção

Os equipamentos, osrecipientes, as áreas ou os recintos, que possuam riscos potenciais de radiações ionizantes, devem ser marcados com sinais de advertência de radiação.
O sinal consiste de um trifólio que representa a radiação, juntamente com dizeres apropriados. os dizeres mais comuns são:

a) PERIGO: ÁREA RADIOATIVA
b) PERIGO: MATERIAL RADIOATIVO
c) PERIGO: RISCO DE RADIAÇÃO

Além de seremadequadamente sinalizadas, as áreas perigosas geralmente são isoladas por barreiras ou cordões e têm o acesso permitido só para pessoas especialmente autorizadas.
Nessas áreas os monitoramentos e controles são muitos. Estas supervisões vão desde proteção individual com equipamentos e acessórios até detectores das salas onde se manuseia ou se encontra o reator de energia nuclear. Tem também o fator de:a) Tempo de exposição - Quanto maior o tempo de irradiação maior a dose recebida. Evidentemente, a redução do tempo de irradiação deve ser compatível com a correta realização das operações necessárias para o bom funcionamento da instalação. Levando muitas vezes o rodízio entre vários trabalhadores para a complementação de uma determinada tarefa.
b) Aumento de distância fonte-indivíduo – Adose de radiação recebida por um indivíduo é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre o indivíduo e a fonte, ou seja à medida que um indivíduo se afasta da fonte de radiação, a dose por ele recebida diminui. Conhecendo-se, portanto, a taxa de dose a uma determinada distância da fonte, pode-se calcular a taxa de dose resultante em qualquer distância.
c) Blindagem –...
tracking img