Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE ORGANIZAÇÃO NO SETOR DA SAÚDE
Prof. Enf. Tatiane Dantas Gimenes Mendola

ESTRUTURA DE SAÚDE
A saúde no Brasil é estruturada de maneira a oferecer ao usuário atendimento às suas necessidades humanas básicas e atinge desde a dimensão primária até a terciária. A equipe de saúde é composta por um grupo de trabalhadores com habilidades e conhecimentos direcionados ao cuidado integralao indivíduo. Os membros da equipe de saúde trabalham em conjunto para identificar as necessidades das pessoas. O indivíduo é o foco da equipe de saúde.

EQUIPE DE SAÚDE


NÍVEIS DE SAÚDE
Nível primário: A promoção da saúde destina-se a reduzir o risco de doenças. A saúde é promovida por meio de ensino e educação individual, sobre um modo de vida saudável e como prevenir econtrolar doenças existentes. A prevenção de doenças envolve a identificação de fatores de risco e sinais precoces indicadores de doenças. São executadas então medidas para reduzir os fatores de risco e prevenir a doença. EX: PSF, UBS
Nivel secundário: Para detecção e o tratamento de doença, onde são realizados testes diagnósticos, exame físico, cirurgia, cuidados emergenciais e terapiamedicamentosa. EX: Hosp. Geral
Nivel terciário: A reabilitação auxilia a pessoa a aprender ou reaprender habilidades necessárias para viver, trabalhar e apreciar a vida. Ex. AACD, Hospital especializado.

ESTRUTURA HOSPITALAR
Segundo a organização mundial da saúde (OMS) o "hospital é elemento de uma organização de caráter médico e social, cuja função consiste em assegurar a assistência médica completa,curativa e preventiva à população".
O hospital é uma organização complexa e além das funções de acolhimento de clientes para a prestação de cuidados simples, é um local de trabalho profissionalizado. Apesar de o hospital possuir materiais e equipamentos de alta resolutividade, a equipe de saúde necessita concientizar-se de que o cliente deve ser visto como um ser humano, pois seu tratamento dependemuito da interação entre as pessoas responsáveis pelo seu cuidado.
OBJETIVO DO HOSPITAL
-Prevenir a doença: Por meio de medidas de educação em saúde à população.
-Restaurar a saúde: Por meio de medidas curativas
-Proporcionar meios para a formação de reciclagem da equipe de saúde
- Promover a pesquisa servindo de campo para a pesquisa.
- Reabilitação visando condições da pessoa retornar aoseu meio

CLASSIFICAÇÃO DOS HOSPITAIS
-Geral: Responsável por atender clientes portadores de doenças das várias especialidades médicas.
-Especializado: Limita-se em atender clientes necessitados da assistencia de determinada especialidade médica.

QUANTO AO TIPO DE ENTIDADE MANTENEDORA:
-Hospital público: São sustentadas por recursos provenientes da arrecadação de impostos e patrocinadospelos governos federal, estadual e municipal.
-Hospital privado: São os que operam com a finalidade de obter lucros, sendo financiados por médicos ou outros indivíduos.
-Hospital escola: São mantidos por uma Universidae à qual estejam vinculados
-Hospital filantrópico: Aqueles que não visam lucros, e aplicam os resultados financeiros nos fins da instituição.
-Hospital de ensino: Que recebemestudantes é reconhecido como campo de estagiários para diversas áreas da saúde.

RADIOLOGIA NO SETOR DA SAÚDE
O técnico em radiologia é habilitado de forma humanística e técnica, capaz de interagir com competência nas instituições de Saúde, como hospitais, clínicas, consultórios e postos de saúde, que mantêm o serviço radioagnóstico. Este profissional deverá ser dinâmico, atualizado, competente,líder, analítico com ampla visão da realidade social, política econômica local e regional, a fim de cumprir sua função como técnico em radiologia setor diagnóstico área da saúde. Deve sentir parte integrante do grupo dos trabalhadores da saúde e, por isso assumir com serenidade e de forma consciente o que lhe compete individualmente para o sucesso coletivo.
Está habilitado a prestar assistência...
tracking img