Radiologia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Radiologia Aplicada
• Radiologia médica: Para estudos de órgãos e estruturas de humanos, como exame complementar de diagnóstico ou como método de intervenção terapêutica.

Envolve a geração e análise de imagens por raios X, tomografia computadorizada, ressonância magnética nuclear e medicina nuclear. As especialidades dentro da radiologia médica compreendem a atuação com mamografia,hemodinâmica, densitometria óssea, ultra-sonografia, com observação para o corpo humano em neuro-imagem, músculo-esquelético, cabeça e pescoço, tórax, mama, medicina interna, genito-urinário e vascular intervencionista.

• Radiologia odontológica:Para estudos da odontologia.
O cirurgião-dentista costuma executar os exames intrabucais no seu consultório e solicita as técnicas extrabucais para serviçosespecializados. Na atualidade, a maioria das especialidades utiliza a técnica panorâmica por ser de fácil execução e pelo fato de que, numa radiografia, visualizam-se as estruturas que estrutura anatômica tridimensional numa superfície plana (filme radiográfico). Modernamente, o cirurgião-dentista dispõe de uma série de exames nos Serviços de Radiologia. Tais exames especiais fornecem subsídios emterceira dimensão que facilitam todos os procedimentos terapêuticos. Dentre eles, podemos citar os métodos de localização de corpos estranhos, dentes inclusos ou, simplesmente, de lesões que podem ocorrer na maxila e/ou na mandíbula. Pelo fato de esses exames darem a noção da terceira dimensão, os procedimentos cirúrgicos são mais precisos e genericamente menos agressivos. Outro tipo de examebastante difundido nos dias atuais é a tomografia das articulações temporomandibulares. Cefaléias, dores de ouvido, diminuição da audição, zumbidos e dores orofaciais podem estar associadas aos chamados distúrbios temporomandibulares. A reabilitação oral sofreu nos últimos anos um processo revolucionário associado à descoberta e ao desenvolvimento dos chamados implantes osseintegrados. Somente com osmétodos de localização para implantes, executados com tomografias especiais para visualizar os rebordos alveolares, é possível prever a quantidade de tecido ósseo remanescente, assim como visualizar a relação com reparos anatômicos considerados nobres. O cirurgião-dentista moderno só consegue efetuar esses procedimentos cirúrgicos com segurança por meio desse tipo de exame.
• Radiologiaveterinária: Para estudos dos animais.

Medicina Veterinária é uma ciência que se dedica a prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais.
Sua aplicação tem se expandido em função da disponibilidade de técnicas avanças e do diagnóstico por imagem, usualmente empregadas na rotina dos hospitais veterinários como examesradiográficos, simples e contrastados, ultra-sonografia e tomografia computadorizada. A escolha do método a ser adotado depende da suspeita clínica e da facilidade de execução do exame. Além dos equipamentos fixos, existem hoje equipamentos portáteis de radiologia e ultra-sonografia, adaptados para o uso veterinário, que facilitam a realização dos exames, principalmente em animais grandes, como oseqüinos.
A ultra-som é um método diagnóstico por imagem que permite a avaliação rápida e não invasiva de órgãos da cavidade abdominal, completando assim os achados das outras modalidades. No caso da ultra-sonografia, aborda-se principalmente a região abdominal, para diagnóstico e acompanhamento de gestação; na suspeita de tumores ou como guia para procedimentos citológicos ou biópsia aspirativa.Na radiologia convencional os casos mais freqüentes estão relacionados aos problemas ortopédicos como fraturas, displasias coxo-femoral, hérnias de disco; também favorece a pesquisa de metástase pulmonar, cardiomegalia, processos obstrutivos no trato gastrointestinal e urinário. Em eqüinos, os problemas ortopédicos em cavalos atletas são freqüentes, sendo as fraturas bastante comuns. Com...
tracking img