Biofisica aplicada a radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO NOVA OPÇÃO

PRINCIPAIS MÉTODOS DE TRATAMENTO.

NILOPOLIS
2009

* LUIZ GUSTAVO C. MARTINS
* SYLVIA MISSERI
* LILAN
* THIAGO
* ITALO

TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO PARCIAL PARA APROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOFISICA, DO CURSO DE TECNICO DE RADIOLIGA.

NILOPOLIS
2009

Principais métodos de tratamento.

Índice

* Radioatividade
* Radiação
* Radioisotopos
*Radio (elemento radioativo)
* Radioterapia
* Medicina nuclear
* Tomografia por emissão de pósitrões
* Radionuclideos
* PET-CT
* Tomografia computadorizada por emissão de fóton único
* Câmara gama
* Radiofármaco
* Bibliografia

Radioatividade
A radioatividade ou radiatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamadosradioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), econsiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis.
A radioatividade pode ser:
* Radioatividade natural: É a que se manifesta nos elementosradioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente.
* Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.
Radioatividade artificial
Produz-se a radioatividade induzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia destas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleobombardeado formando um novo núcleo que, no caso de ser instável, se desintegra posteriormente. Foi descoberta pelo casal “Joliot-Curie” (Frédéric Joliot e Irène Joliot-Curie), bombardeando núcleos de boro e alumínio com partículas alfa. Observaram que as substâncias bombardeadas emitiam radiações após retirar o corpo radioativo emissor das partículas alfa. O estudo da radioatividade permitiu um maiorconhecimento da estrutura dos núcleos atômicos e das partículas subatômicas. Abriu-se a possibilidade da transmutação dos elementos, ou seja, a transformação de elementos em elementos diferentes. Inclusive o sonho dos alquimistas de transformar outros elementos em ouro se tornou realidade, mesmo que o processo economicamente não seja rentável.
Radiação
Em física, radiação é a propagação da energiapor meio de partículas ou ondas. Todos os corpos emitem radiação, basta estarem a uma determinada temperatura.
A radiação pode ser identificada:
* Pelo elemento condutor de energia:
* Radiação eletromagnética - fótons.
* Radiação corpuscular - partículas (prótons, nêutrons, etc.)
* Radiação gravitacional - grávitons.
* Pela fonte de radiação.
* Radiação solar -causada pelo Sol.
* Radiação de Cerenkov - causada por partículas com a velocidade superior a da luz no meio.
* Radioatividade - núcleos instáveis.
* Pelos seus efeitos:
* Radiação ionizante - capaz de ionizar moléculas.
* Radiação não ionizante - incapaz de ionizar moléculas.
* Pelo tipo ou classe de radiação
* Radiação alfa
* Radiação beta
*Radiação gama
Classes de radiação
Comprovou-se que a radiação pode ser de três classes diferentes:
Radiação alfa
São fluxos de partículas carregadas positivamente, compostas por 2 nêutrons e 2 prótons (núcleo de hélio). São desviadas por campos elétricos e magnéticos. São muito ionizantes porém pouco penetrantes, seu poder de penetração é inferior ao da partícula beta, dos raios-X e dos raios...
tracking img