Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
RADIOATIVIDADE
1 – DEFINA OS TERMOS ABAIXO APRESENTANDO EXEMPLOS.
a) FISSÃO- A energia proveniente da fissão nuclear é resultado da conversão de massa nuclear em energia. Essa massa nuclear é resultado da Força Nuclear Forte, uma das 4 forças fundamentais, que mantém os nêutrons e prótons ligados no núcleo do átomo.
Fissão nuclear é o processo em que se “bombardeia” o núcleo de um elementoradioativo, com um nêutron. Essa colisão resulta na criação de um isótopo do átomo, totalmente instável, que se quebra formando dois novos elementos e liberando grandes quantidades de energia.
CONDIÇÕES PARA OCORRER: A fissão ocorre na natureza à temperatura e pressão ambientes - como as minas de urânio do Gabão, que funcionaram como um reator natural de fissão há 2 bilhões de anos.
ENERGIAGERADA: 6 g de urânio, elemento mais usado na fissão, rendem 0,520 x 10²³ MeV, equivalente ao abastecimento de uma casa com quatro pessoas durante um dia. 1Kg de Urânio-235 equivale cerca de 30t de TNT. Também começou a ser pesquisada na década de 1930 e depois passou a ser estudada para uso militar. Daí surgiu às atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Em 1957, foi inaugurado o primeiro reator de fissãonuclear para gerar energia. Já é usada para a produção de energia, embora o lixo radioativo seja considerado um problema. Também é usada para a fabricação de bombas nucleares, como as da II Guerra Mundial e as atuais, de países como a Coréia do Norte. Quando um átomo de urânio é dividido, ele pode gerar quaisquer dois elementos (desde que o peso dos dois somados seja igual ao do urânio). Isso incluios altamente tóxicos e radioativos (como o bário), que não podem ser liberado no ambiente, exigindo armazenamento especial.
Energia gerada em um processo de fissão do U-235
Energia cinética de produtos nucleares = 165 MeV
Energia cinética de nêutrons = 5 MeV
Energia de Raios Gama = 7 MeV
Energia de decaimentos Beta = 17 MeV
Energia de decaimentos Gama sec, = 6 MeV
Energia Total da FissãoNúclear = 200 MeV
A combustão do metano (gás natural) é representada pela seguinte reação:
CH4+ 2O2= CO2+ 2H2O
Neste exemplo, a energia produzida é de 8 elétrons-volt (eV).


b) FUSÃO- A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, liberando energia. Um exemplo de fusão nuclear é o que acontece o no interior das estrelas, quandoquatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio. Esse processo libera uma quantidade de energia muito maior do que a liberada no processo de fissão nuclear.
CONDIÇÕES PARA OCORRER: Dois átomos não colidem naturalmente porque seus campos eletromagnéticos se repelem. Só pressão e temperatura altíssimas conseguem fazer com que elétrons se dispersem do núcleo, facilitando a colisão.Esse processo só ocorre naturalmente em estrelas, como o Sol.
ENERGIA GERADA: 6 g de hidrogênio, o elemento químico mais usado na fusão, geram 127 x 10²³ MeV, o suficiente para abastecer uma casa com quatro pessoas por 156 dias. HISTÓRICO A fusão começou a ser estudada na década de 1930, e, nos anos seguintes, as pesquisas tinham a intenção de criar armamentos militares, que só começaram a sertestados nos anos 1950. Na mesma década, a tecnologia começou a ser estudado para a produção de energia, o que continua até hoje. Atualmente, seu uso mais notável é na produção de bombas de hidrogênio, um tipo de bomba nuclear. No futuro, servirá, principalmente, para produzir energia de forma mais eficiente e limpa que a fissão. Na reação de fusão mais fácil de ser realizada, a do hidrogênio, doisisótopos (átomos com o mesmo elemento, mas número diferente de nêutrons) se unem para formar um átomo de hélio, gás inerte e não-radioativo.
c) ENERGIA NUCLEAR- Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é...
tracking img