Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Colégio Maria Imaculada




Nome: Alexandre Vidaletti e Tiago Alencar
Série: 2ªA
Matéria: Química



-------------------------------------------------
Sumário


Introdução...................................................................................03Desenvolvimento.........................................................................04

Conclusão....................................................................................08

Anexos.........................................................................................09

-------------------------------------------------
Introdução

Neste trabalho o tema abordado será a Radioatividade, seu conceito, suas Partículas, a constituiçãodas Bombas Atômicas, suas utilidades e algumas curiosidades.
Tentarei resumi-lo em pequenas explicações, para que você consiga entender todos os fatos que cercam esse assunto, que está sempre presente em todo o mundo.













-------------------------------------------------
Desenvolvimento

* Conceito
A radioatividade foi descoberta pelos cientistas nofinal do século passado. Até aquela época predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas de qualquer matéria e eram semelhantes a esferas sólidas. A descoberta da radiação revelou a existência de partículas menores que o átomo: os prótons e nêutrons, que  compõe o núcleo, e os elétrons, que giram em torno do núcleo. Essas partículas, chamadas de subatômicas, movimentam-se comaltíssimas velocidades. Descobriu-se também que os átomos não são todos iguais. O átomo de hidrogênio, por exemplo, o mais simples de todos, possui 1 próton e 1 elétron (e nenhum nêutron). Já o átomo do urânio-235 conta com 92 prótons e 143 nêutrons isso no final do século XIX.

* Partículas Radioativas
Alfa: As partículas alfa, por terem massa e carga elétrica relativamente maior, podem serfacilmente detidas, até mesmo por uma folha de papel; elas em geral não conseguem ultrapassar as camadas externas de células mortas da pele de uma pessoa, sendo assim praticamente  inofensivas. Entretanto podem ocasionalmente, penetrar no organismo através de um ferimento ou por aspiração, provocando, nesse caso lesões graves. Tem baixa velocidade comparada a velocidade da luz (20 000 km/s). Beta: As partículas beta são capazes de penetrar cerca de um centímetro nos tecidos, ocasionando danos à pele, mas não aos órgãos internos, a não ser que sejam engolidas  ou aspiradas. Tem alta velocidade, aproximadamente 270 000 km/s.
 Gama: assim como os raios X os raios gama são extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal. Tem altíssima velocidade que seiguala a velocidade da luz (300 000 km/s).

* Meia Vida e Vida Média
Meia-vida (t1/2) é o tempo depois do qual metade dos átomos da amostra se desintegra. k·t1/2 = 0,693
Vida média = 1/k é a velocidade de desintegração ou atividade radioativa não depende de fatores externos como pressão e temperatura, nem da substância sob a qual se apresenta o elemento radioativo. Só depende do número deátomos N do elemento radioativo presentes na amostra.

* Bombas Atômicas
O Poder Destrutivo da Bomba

 A ação destrutiva de uma bomba atômica pode ser descrita em 6 etapas:
O início da explosão de uma bomba atômica corresponde ao início da reação em cadeia que ocorre em pleno ar. A bomba é lançada normalmente a ordem de milhões de graus Celsius.
Após 0,0001 segundos, a massa gasosaque transformou a bomba emite elevadas quantidades alfa e raios ultravioleta, além de outras radiações eletromagnéticas, cuja luminosidade pode destruir a retina e cegar as pessoas que a olharem diretamente.
Entre 0,0001 e 6 segundos, a radiação já foi totalmente absorvida pelo ar ao redor, que se transforma numa enorme bola de fogo, cuja expansão provoca a destruição de todos os materiais...
tracking img