Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.

Descoberta da radioatividade

A descoberta dos raios X havia revolucionado o mundo científico. Foi então que o cientista Becquerel tentou descobrir raios X em substâncias fluorescentes.Após diversas tentativas, Becquerel descobriu que o sulfato duplo de potássio e uranila K2UO2(SO4)2 emitia raios semelhantes aos raios X.

Em 1896, Becquerel declarava que o sulfato duplo de potássio euranila emitia estranhos raios, que inicialmente foram denominados de “raios de Becquerel”.

O sulfato duplo de potássio e uranila emite espontaneamente raios misteriosos que impressionam chapasfotográficas após atravessar o papel negro.

A nova descoberta causou profundo interesse ao casal de cientistas Marie Sklodowska – Pierre Curie, que trabalhavam no laboratório de Becquerel.

Elesacabaram descobrindo que a propriedade de emitir aqueles raios era comuns a todos compostos que possuíam urânio.

Para o fenômeno foi sugerido o nome de radioatividade , que quer dizer atividade deemitir raios (do latim radius).

Constatou-se que as emissões radioativas têm muita semelhança com os “raios X” descobertos por Roentgen, sendo, por exemplo, capazes de ionizar gases ou, ainda, capazesde ser retidas por espessas camadas de chumbo.

O casal Curie começou a trabalhar com amostras que continham o elemento urânio. Medindo as radiações emitidas em cada amostra, verificam que, quantomaior era o teor de urânio na amostra, mais radioativa esta se apresentava.

Examinando o minério com cuidado, foi observado que uma das frações de impureza extraída da pechblenda apresentava-semuito mais radiativa que o urânio puro.

Este fato fez com que o casal Curie desconfiasse da existência de outro elemento radiativo até então desconhecido. De fato, em 1898 eles conseguem isolar umnovo elemento radiativo, cerca de 400 vezes mais radiativo que o urânio. Ao novo elemento foi dado o nome de “polônio” em homenagem à pátria de Mme. Curie, natural de Varsóvia.

As pesquisas...
tracking img