Radioatividade - cefet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades Radioativas
1. O que é radioatividade
A radioatividade ou radiatividade é a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob a forma de partículas ou radiação eletromagnética.
Pode ser natural ou espontânea, quando se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza, ou artificial ou induzida, quando é provocadapor transformações nucleares.
A radioatividade induzida é produzida por meio do bombardeamento de certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia destas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo bombardeado formando um novo núcleo que, no caso de ser instável, se desintegra posteriormente. 
Foi observada pela primeira vez pelo francês Henri Becquerel em 1896 enquantotrabalhava em materiais fosforescentes. Após diversas tentativas, Becquerel descobriu que o sulfato duplo de potássio e uranila emitiam raios semelhantes aos raios X.
A nova descoberta causou interesse ao casal de cientistas Marie e Pierre Curie, que trabalhavam no laboratório de Becquerel. Eles acabaram descobrindo que a propriedade de emitir aqueles raios era comuns a todos compostos que possuíamurânio, evidenciando assim que o elemento urânio era o responsável pelas misteriosas emissões.
O casal Curie começou a trabalhar com amostras que continham o elemento urânio. Medindo as radiações emitidas em cada amostra, verificam que, quanto maior era o teor de urânio na amostra, mais radioativa esta se apresentava.
Uma surpreendente descoberta foi constatada quando eles trabalhavam com apechblenda, um minério de urânio. Examinando o minério com cuidado, foi observado que uma das frações de impureza extraída da pechblenda apresentava-se muito mais radiativa que o urânio puro. Este fato fez com que o casal desconfiasse da existência de outro elemento radiativo até então desconhecido. De fato, algum tempo depois, eles conseguem isolar um novo elemento radiativo, cerca de 400 vezes maisradiativo que o urânio, o polônio.
As pesquisas continuaram e, logo depois, o casal Curie anunciava a descoberta de outro elemento muito mais radiativo que o polônio, o rádio.

2. Porque um elemento ou substância é radioativo
Um elemento é radioativo quando as forças de coesão entre as partículas do seu núcleo são incapazes de mantê-lo unido. Esse fenômeno se apresenta principalmente emelementos de grande peso atômico, e também em isótopos (núcleos com um excesso de energia e consequentemente, instáveis). O processo de desintegração nuclear só termina com a formação de átomos estáveis. O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, e vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis, sendo este (Pb) o último elemento com um núcleo estável na tabelaperiódica.
A separação de um núcleo se dá na forma de uma explosão, que libera grande energia na forma de calor, fazendo com que os núcleos próximos vibrem fazendo-os explodir. Esta então se caracteriza como uma reação em cadeia.

3. O que são partículas α e β e o que é radiação γ
Radiação nuclear é a energia emitida pelo núcleo de um átomo. As principais emissões radioativas são a alfa (α), abeta (β) e a gama (γ).
• Partículas alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, átomos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4. A velocidade das partículas alfa é baixa e por essa razão, seu poder de penetração é muito baixo, não atravessando nem mesmo uma folha de papel, roupas ou pele. Os danos que as partículas alfa causam ao ser humano são pequenos pois quando incidem sobre o nosso corpo, elas são detidas pela camada de células mortas da pele, podendo, no máximo, causar queimaduras.
• Partículas beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga  – 1 e número de massa 0. A emissão de uma partícula beta é resultado do rearranjo do núcleo...
tracking img