Racionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Racionalismo

A confiança na razão

A palavra racionalismo devira do latim ratio, que significa “razão”. Teve início no século XVII. O termo é empregado de muitas maneiras. Aqui, racionalismo está sendo empregado para designar a doutrina que atribui exclusiva confiança na razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade. Ou, como recomendou o filósofo racionalista René Descartes:“nunca nos devemos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão”.
Os racionalistas afirmam que a experiência sensorial é uma fonte permanente de erros e confusões sobre a complexa realidade do mundo. Somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro, capaz de ser universalmente aceito. Para o racionalismo, os princípios lógicosfundamentais seriam inatos, isto é, eles já estão na mente do homem desde o seu nascimento. Daí por que a razão deve ser considerada como a fonte básica do conhecimento.
O Racionalismo moderno teve em René Descartes seu primeiro e principal expoente. (representante ilustre)
Descartes defendeu a tese das ideias inatas, isto é, de que o sujeito pensante possuiria certo tipo de ideias queteriam nascido com ele e que, por isso, dispensariam a percepção de um objeto exterior para fazê-las existir. Essa tese se denominou inatismo (relativo ao que é inato, que já nasce com a pessoa), e teve seus maiores denfensores Platão, na Antiguidade; Santo Agostinho, na Idade Média; e Descartes, na Filosofia Moderna.
A filosofia cartesiana provocou a reação dos empiristas modernos, queargumentaram contra a tese da existência de ideias inatas. O empirismo que defende o processo de conhecimento depende da experiência sensível, pelo menos como ponto de partida.

.... O racionalismo desconfia das informações fornecidas pelos sentidos, crendo que essas são por demais falíveis, que é muito fácil se enganar “ouvindo errado” ou “vendo o que não estava lá”. O caminho correto para o conhecimentoseria o bom uso da razão. Um sistema racional elaborado a partir de premissas válidas traria o conhecimento real, a verdade.
Essa corrente é de matriz européia continental, com muita força na França e Alemanha, seus primórdios são marcados pela frase de René Descartes “penso, logo existo”. Descartes começou a questionar todas as verdades fundamentadas na tradição, no “é porque sempre foiassim”, desmontando superstições, misticismo, conceitos sem base sólida etc. Chegou a ponto de duvidar de tudo e então estabeleceu suas premissas. A primeira é de que se duvidava de certezas milenares, não duvidava que ele estava ali duvidando. “Penso, logo existo” “Cogito ergo sum”. Esta virada fundamental dá ao sujeito, o indivíduo, o direito de questionar as tradições mantidas pela coletividade.Entre outras premissas de Descartes estavam a existência de Deus e o primado da razão. Ele constrói então um sistema racional que inclui o método científico e nega a existência de bruxas e monstros, enfraquecendo as “caças às bruxas” na Europa. As leis passam então a ter necessidade de uma base lógica.
Sabendo do sistema racional que tudo engloba, você pode investigar os casos individuais nanatureza e na sociedade. Vai-se do todo para as partes, o método dedutivo.
O Racionalismo de René Descartes:
Ideias claras e distintas

René Descartes (1596-1650) nasceu em La Haye, França, pertencendo a uma família de prósperos burgueses. Estudou em colégio de jesuítas de La Flèche, na época um dos mais conceituados estabelecimentos de ensino europeus. Executando a aprendizagem que fez damatemática, decepcionou-se com a educação jesuítica de La Flèche. Confessaria tempos depois, sua decisão de buscar a ciência por conta própria, esforçando-se por decifrar o “grande livro do mundo”.
Ingressando na carreira militar, mudou-se para a Holanda, onde participou de combates contra espanhóis. Posteriormente. em 1619, viajou por vários países europeus, estabelecendo contatos com...
tracking img