Rachel de queiroz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia:

Em 1927, além de atuar como professora primária começou a colaborar no jornal O Ceará com poemas e crônicas. Tornou-se conhecida, entretanto com a publicação de O Quinze quando tinhaapenas 20 anos. Nos anos seguintes militou no Partido Comunista Brasileiro e em 1937 foi presa por defender ideias esquerdistas. Publicou nesse período os romances João Miguel, Caminho de Pedras e AsTrês Marias. Dedicou-se depois ao teatro e à crônica jornalística. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Submetida a rígido tratamento de saúde, em 1930, em face de umacongestão pulmonar e suspeita de tuberculose, a autora se vê obrigada a fazer repouso e resolve escrever "um livro sobre a seca". "O Quinze" — romance de fundo social, profundamente realista na suadramática exposição da luta secular de um povo contra a miséria e a seca.

Análise da obra:

Em O Quinze, primeiro e mais popular romance de Rachel de Queiroz, a autora exprime intensa preocupaçãosocial, apoiada, contudo, na análise psicológica das personagens, especialmente o homem nordestino, sob pressão de forças atávicas que o impelem à aceitação fatalista do destino. Há uma tomada deposição temática da seca, do coronelismo e dos impulsos passionais, em que o psicológico se harmoniza com o social.

A obra apresenta a seca do nordeste e a fome como conseqüência, não trazendo ou tentandodar uma lição, mas como imagem da vida.

Não percebe-se uma total separação entre ricos e pobres, e esta fusão é feita através da personagem Conceição que pertence realmente aos dois mundos.Evitando assim o perigo dos romances sociais na divisão entre "bons pobres" e "maus ricos", não condicionando inocentes ou culpados.
Mais tarde recebe no Rio de Janeiro o prêmio de romance da FundaçãoGraça Aranha, mantida pelo escritor. Conhece integrantes do Partido Comunista; de volta a Fortaleza ajuda a fundar o PC cearense.

Linguagem

O sucesso do livro está atrelado à simplicidade da...
tracking img