ra touro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As rãs-touro são nativas da América do Norte. Podem ser encontradas nos Estados Unidos da América, Canadá e México, a este das Montanhas Rochosas. No entanto, e devido a acção humana, têm sidodistribuídas por todo o mundo. Na Europa e leste dos Estados Unidos, adoptaram-se medidas de controlo da sua população porque competem e por vezes ameaçam de extinção outras espécies que são nativas.

Arã-touro é carnívora e consome quase tudo o que esteja ao alcance da sua boca: insectos, mamíferos pequenos (ratos), peixes, pássaros, serpentes, e também outras rãs.

. Dissecação e Anatomia deRã-touro

Filo Chordata SubFilo Vertebrata Superclasse Tetrapoda

Classe Amphibia Ordem Anura Família Ranidae Espécie: Rana catesbeiana (rã-touro)


Figura 1: Rã-touro (Rana catesbeiana) emvista dorsal, sobre a bandeja de dissecção. Figura 2: Detalhe da cabeça da rã-touro (Rana catesbeiana).


Figura 3: Cavidade oral da rã-touro (Rana catesbeiana).

Figura 4: Vista ventral da rã-touro(Rana catesbeiana), em posição para a dissecção.



Figura 5: Indicações das incisões para a exposição das vísceras em rã-touro (Rana catesbeiana). A incisão deve ser feita a partir da regiãopróxima à fenda cloacal, em direção à extremidade anterior do animal (A). Após a retirada do tegumento, a incisão longitudinal na musculatura ventral deve ser paramediana (indicada pela linha preta emB), de modo que a veia abdominal acolada à aquela não se rompa.

Figura 6: Vista ventral da rã-touro (Rana catesbeiana). Incisão na musculatura, após retirada do tegumento, para exposição dasvísceras.



Figura 7: Vista ventral da rã-touro (Rana catesbeiana) mostrando a disposição do tubo digestivo e fígado.

Figura 8: Vista ventral da rã-touro (Rana catesbeiana) evidenciando o tubodigestivo e o coração.



Figura 9: Vista ventral da rã-touro (Rana catesbeiana) evidenciando o estômago, coração e pulmão (o fígado e o intestino foram afastados).

Figura 10: Rã-touro (Rana...
tracking img