RELATÓRIO DE COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE RAÇÃO PARA ENGORDA DE RÃ TOURO

1771 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
ENGENHARIA DE AQUICULTURA
ANÁLISE DE ALIMENTOS PARA AQUICULTURA 2014-1

AMABILE BOPPRE
DANIEL
MICHELE VIEIRA
THARNIE
THIAGO GIL DOS SANTOS

RELATÓRIO DE COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE RAÇÃO PARA ENGORDA DE RÃ TOURO

Trabalho apresentado na disciplina de Análise de Alimentos para Aquicultura, no curso de Engenharia de Aquicultura, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientador Prof. Sangue bom

Florianópolis-SC
2014-1
1 INTRODUÇÃO

Em uma ranicultura, assim como demais empreendimentos relacionados a produção de proteína animal, a ração é um insumo bastante caro em relação aos demais representando 60% dos custos de produção, pois contém ingredientes de alto valor de mercado e é administrada todos os dias, com o objetivo de que esta ração traga um bom crescimento para os animais, bem como com os aspectos e características organolépticas exigidos pelo mercado. A ração escolhida para este experimento foi uma ração comercial para rã touro (Rana Catesbeiana) da família Ranidae. A Rã Touro é uma espécie de origem norte americana, com hábitos alimentares onívoro com tendência ao carnivorismo exigindo uma ração com pelo menos 40% de proteína bruta.
A análise centesimal de um alimento, traz de forma básica o valor nutritivo ou calórico e também a proporção de componentes que fazem parte de 100g de um produto analisado. São considerados para a análise, os grupos homogêneos de substâncias constituintes (umidade ou substâncias voláteis; resíduo mineral fixo (RMF) ou cinzas; fração nitrogenada ou proteica; lipídios ou extrato etéreo; fibras e fração não nitrogenada ou carboidratos). Com o objetivo de encontrar a composição centesimal da ração destinada a engorda de Rãs Touro. Os alunos da disciplina de Análise de Alimentos para Aquicultura, realizaram as análises no Laboratório de Bromatologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Relacionados

  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas