R0922 1

1543 palavras 7 páginas
XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX 2013 – UFRPE: Recife, 09 a 13 de dezembro.

Detecção de Aeromonas hydrophila em água, comedouro e diferentes órgãos de Oreochromis niloticus Linnaeus, 1758, tilápia do Nilo, da região semiárida da Bahia.
Carlos Micael Gomes Oliveira1, Mery Kércia Cardoso dos Santos2, Cherlly Kelly Lima de Almeida3, Danilo Mamede da Silva Santos4.


Introdução
A criação intensiva de peixes e o aumento consecutivo de sua produção têm gerado nas pisciculturas enfermidades provocados com maior freqüência por bactérias patogênicas do gênero Aeromonas (Costa 2003). O aparecimento das enfermidades ocorre por vários motivos, principalmente pelo manejo inadequado, má qualidade da água e a redução do oxigênio dissolvido no meio aquático (HIRSCH, et al. 2005).
Aeromonas hydrophila é uma bactéria gram-negativas possuindo ampla distribuição em peixes oceânicos e continentais, sendo que os sinais clínicos mais evidentes são lesões corporais superficiais ou profundas e zona de congestão entre outros (Bastardo, et al. 2012).
Aeromonas spp e Aeromonas hudrophila provocam grande mortalidades de peixes, sendo patogênicas em humanos e animais, portanto, ao consumir esse pescado com a presença dessas bactérias pode desencadear problemas de saúde pública (Silva 2007). A presente pesquisa tem como objetivo detectar bactérias Aeromonas spp. e Aeromonos hydrophilica na água, comedouro e diferentes órgãos de Oreochromis niloticus Linnaeus, 1758, tilápia do Nilo, da região semiárida da Bahia.

Material e métodos
O estudo foi realizado em uma piscicultura com sistema intensivo de Oreochromis niloticus, tilápia do Nilo no município de Paulo Afonso, Bahia. Os peixes cultivados são destinados a engorda. As amostras de água foram coletadas com o auxilio de um frasco de boro silicato imerso a 20 cm de profundidade da lamina d’água dentro do tanque-rede. Para amostra de comedouro foi utilizada um quadrante de 20x20 cm com o auxilio de uma caixa de açoinoxidável

Relacionados