Química Analitica

1269 palavras 6 páginas
QUIMICA ANALÍTICA
I. OBJETIVO
Determinar a porcentagem de água higroscópica presente na amostra de Sulfato de Cobre, CuSO4.
II. INTRODUÇÃO
Água nos materiais sólidos

A determinação da umidade ou de água higroscópica, é a verificação da quantidade de água presente em determinado produto. Para determinar essa umidade, pode-se utilizar do método de análise gravimétrica, que está baseada na medida indireta da massa de um ou mais constituintes de uma amostra.
Essa medida indireta se dá através de cálculos estequiométricos, utilizando valores iniciais do peso da amostra, e os valores finais do peso da amostra seca. A análise pode ser tanto de elementos químicos isolados quanto espécies químicas. Os principais tipos de análise gravimétrica são: a gravimetria por volatilização e por precipitação química.

Formas de água em sólidos

A distinção entre os vários modos pelos quais a água pode estar associada a um sólido é de muita importância, pois não necessariamente ela será retida por um mesmo tipo de ligação.
Assim, os materiais sólidos podem conter dois tipos de água: a essencial e a não essencial.

a) Água Essencial

É a água que faz parte da estrutura cristalina ou molecular de um dos componentes do sólido e, como tal, se encontra presente em quantidades estequiométricas. Se classifica em dois tipos de água essencial:

• Água de constituição
Neste caso, a água não está presente como H2O no sólido, mas é formada quando este se decompõe pela ação do calor. O importante a se notar é que a relação estequiométrica de 2:1 entre hidrogênio e oxigênio nestes compostos não precisa ser necessariamente observada.
Algumas vezes necessita-se de temperaturas relativamente-altas para causar a decomposição dos sólidos que contêm este tipo de água.
Exemplos:
2 NaHCO3 300° C→ Na2CO3 + H2O + CO2

Ca(OH)2 800° C→ CaO + H2O

2 Fe(OH)3 1000° C→

Relacionados