Qustionáro sobre Karl Marx

726 palavras 3 páginas
BRASÍLIA, MAIO DE 2014
PESQUISA ACADÊMICA

Questionário de Marx

1. Por que não existe em Marx uma preocupação específica pela tipologia das formas de governo?
Marx não se preocupa pela tipologia das formas de governo devido a sua concepção caracteristicamente negativa do Estado, alegando que este é um puro e simples instrumento de domínio que reflete o estado das relações sociais determinadas pela base econômica. Outra crítica de Marx ao Estado é o de que seu objetivo não é o de um fim nobre, o do bem comum, mas sim de privilegiar a classe dominante em detrimento do resto dos indivíduos.

2. Qual é a relação entre estado e despotismo?
Marx vê em cada Estado uma forma de despotismo, que indica a natureza da relação real de domínio - entre a classe dominante e a classe dominada - que se serve da forma institucional mais adequada. Neste caso, não importa para Marx a forma institucional adotada, mas sim a relação entre as classes.

3. Explique o conceito de bonapartismo.
O conceito de Bonapartismo é fundamentado na ideia do equilíbrio de forças entre as classes antagônicas, o que faz o poder estatal assumir uma função mediadora entre as classes, adquirindo certa autonomia. O Poder Legislativo perde força e o executivo se fortalece. No modelo Bonapartista, o governante quer ser um ditador, mas busca construir uma imagem carismática de um representante popular. Esse tipo de sistema se instala quando nenhuma classe ou grupo da sociedade tem poder suficiente para ser hegemônico, deixando a um líder suficientemente habilidoso o poder de mediar as diversas forças sociais.

4. Quando o proletariado toma o poder, o Estado deixa de ser despótico?
A relação fundamental de domínio, que deriva da forma de produção, é num certo sentido indiferente à forma de governo. A ditadura do proletariado, então, não deixa de ser uma forma despótica de governo, e passa a ser um sinônimo de um Estado proletariado despótico, embora despotismo e ditadura tenham significados

Relacionados