qumica aplicada exercicio REsolvidos

2416 palavras 10 páginas
QUÍMICA APLICADA
1) O que é CORROÇÃO
É A DETERIORAÇÃO E A PERDA DE MATERIAL DEVIDO A AÇÃO QUÍMICA OU ELETROQUÍMICA DO MEIO AMBIENTE, ALIADO OU NÃO A ESFORÇOS MECÂNICOS.

2) O Engenheiro deve saber?
SABER COMO EVITAR CONDICOES DE
CORROSAO SEVERA; PROTEGER
ADEQUADAMENTE OS MATERIAIS CONTRA
A CORROSAO.

3) Qual a diferença existente entre corrosão química e corrosão eletroquímica ?
NA CORROSÃO QUÍMICA, HÁ INTERAÇÃO DIRETA ENTRE O METAL E O MEIO CORROSIVO, AUSÊNCIA DE ÁGUA LÍQUIDA E TEMPERATURAS, EM GERAL ELEVADAS; JÁ NA CORROSÃO ELETROQUÍMICA, HÁ FORMAÇÃO DE UMA PILHA, COM CIRCULAÇÃO DE ELÉTRONS NA SUPERFÍCIE METÁLICA, NECESSARIAMENTE PRESENÇA DE ÁGUA NO ESTADO LÍQUIDO, E A GRANDE MAIORIA OCORRE NA TEMPERATURA AMBIENTE.
4) Qual é a diferença entre proteção anódica ou proteção catódica contra a corrosão? Explique a operação de cada processo.
PROTEÇÃO CATÓDICA: é uma forma de proteger o metal da corrosão, forçando-o a ser o cátodo, não o ânodo, de uma pilha eletroquímica. usualmente se acopla o metal a outro, que possui um maior potencial de oxidação, isto é, oxida-se mais facilmente. o melhor exemplo é a galvanização, onde o ferro é revestido por zinco. esta película de zinco se oxida antes do ferro - ela é chamada de ânodo de sacrifício. poderia ser acoplada através de um fio condutor, como é o caso das barras de magnésio ligadas aos emissários submarinos.

PROTEÇÃO ANÓDICA: é uma forma de inibir a reação anódica (oxidação do ferro). o procedimento mais comum é revestir a superfície do metal por uma camada de tinta ou de óxido protetor. o método atual consiste em oxidar a superfície do ferro com um sal de cromo (iv) para formar o ferro (i) e cromo(i). estes óxidos são impermeáveis a água e ao oxigênio, e a oxidação do ferro (reação anódica) torna-se impossível.
3) tem-se uma placa de aço galvanizada (recoberta com zinco). por que o ferro não será corroído, mesmo que a sua superfície não esteja completamente revestida ?
A

Relacionados

  • resumo sistematizado
    225170 palavras | 901 páginas
  • PAULO NADER-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
    157639 palavras | 631 páginas
  • Introdução ao estudo de direito
    157639 palavras | 631 páginas