Quimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cálcio
O elemento químico Cálcio possui símbolo Ca, número atômico 20 e massa atômica 40 u. É classificado na tabela periódica dos elementos químicos como metal da família dos alcalino-terrosos e se localiza no grupo 2 A.
Características físicas do cálcio:
Metal de baixa dureza, maleável e dúctil.
Forma que se encontra na natureza:
Em seu estado puro, o cálcio se apresenta como um metalprateado que reage facilmente com o oxigênio, por este aspecto torna-se difícil de ser encontrado em seu estado natural. 
Se comparado com outros elementos, o cálcio se classifica como o quinto elemento mais abundante na crosta terrestre (3,6% em massa). 
Fontes Minerais de cálcio:
Como já foi dito, o metal cálcio não é encontrado de forma pura na natureza, vejamos as rochas de grande interesseindustrial que permite extrair cálcio, são elas: mármore, calcita, calcário, dolomita, fluorita, apatita e granito.
 
O Cálcio nos Alimentos
O Cálcio é um elemento mineral, podendo ser encontrado numa grande variedade de alimentos. Embora o leite e seus derivados, como o queijo e iogurtes tenham a fama de serem as melhores fontes de cálcio, este fato não corresponde à realidade. De fato,existem diversas fontes de origem vegetal que constituem uma boa alimentação para a saúde e que são tanto ou mais ricos em cálcio que o leite. Exemplos destes alimentos são o melaço escuro, a amêndoa, feijão, milho e o sésamo. Os brócules, couve e laranja são também fontes muito boas de cálcio.
O cálcio é absorvido pelo intestino em apenas 20 a 30% da totalidade de cálcio ingerida e presente nosalimentos. Existem fases da vida em que a absorção de cálcio é superior, como durante a gravidez, lactação ou em períodos de crescimento acentuado. O cálcio restante, entre 70 a 80% é expelido pelo organismo através das fezes.
A vitamina D, proteínas, lactose e a própria acidez do bolo intestinal são elementos que favorecem em grande parte a absorção do cálcio. Pelo contrário, existem outroselementos que a prejudicam fortemente, tal como o excesso de fósforo, presente em muitos peixes e tipos de carnes, os fitatos (presentes no farelo), os oxalatos presentes em espinafres ou outras verduras de cor verde, e também o excesso de gorduras.
Uma nota de atenção importante é que embora os fitatos e os oxalatos possam reduzir a absorção de cálcio dos cereais e das verduras, respectivamente, ambosos tipos de alimentos continuam a ser excelentes fontes de cálcio. Excetuando a sardinha, a generalidade dos peixes, e também das carnes, são muito pobres em cálcio.
O Cálcio e a Saúde
Os principais papeis do cálcio para a saúde verificam-se ao nível da formação da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos. O cálcio é também muito importante para acoagulação sanguínea. Caso exista falta de cálcio, os principais sintomas são raquitismo e osteoporose.
Existe um acentuado aumento das necessidades de cálcio na alimentação durante a gravidez, lactação e na alimentação de adolescentes, devido às necessidades de crescimento relacionadas com formação óssea.
Ferro
O ferro é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 e massaatómica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Adicionando-se carbono dá-se origem a várias formas de aço.
Este metal de transição é encontrado no grupo 8B  É o quarto elemento mais abundante da crostaterrestre e, entre os metais, somente o alumínio é mais abundante.
É um dos elementos mais abundantes do Universo; o núcleo da Terra é formado principalmente por ferro e níquel (NiFe). Este ferro está em uma temperatura muito acima da temperatura de Curie do ferro, dessa forma, o núcleo da Terra não éferromagnético.
O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga...
tracking img