Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUÍMICA ANALÍTICA


Todas as etapas e procedimentos utilizados na identificação e quantificação de um componente ou mais de uma amostra é objeto de estudo da ciência analítica. Esta ciência trabalha com a determinação e identificação dos componentes de uma amostra.

As análises que utilizam processos químicos fazem parte do campo de estudo da Química Analítica, as substâncias quantificadase identificadas são chamadas de Analitos e os locais de onde foram retiradas estas amostras são chamados de Matriz.

O procedimento analítico pode ser dividido de duas maneiras: Em relação ao objetivo e em relação a natureza do método utilizado.

















Análise química úmida

• Envolve reações químicas, dissolução, extração e estequiometria;
• Quandorealizadas corretamente apresentam elevada exatidão e precisão, às vezes até superiores aos métodos instrumentais, embora sejam mais demoradas;


• Muitas vezes é a saída para laboratórios de pequeno porte;
• Os únicos instrumentos utilizados em uma análise química úmida são: pH-metro e balança analítica.








Análise química instrumental

• Envolve a utilização deequipamentos sofisticados, mas também pode envolver reações químicas em algumas etapas;
• Muitas vezes são menos precisas do que os métodos “úmidos”, embora sejam mais rápidos;
• São utilizados na quantificação e identificação dos constituintes minoritários.

Amostragem e preparo da amostra para análise

Podemos começar a explicar esta área traduzindo o termo “bulk system” do inglês. Otermo se refere ao “sistema total” ou “sistema completo”.
Ou seja, toda a área de onde será retirada a amostra e este sistema não deve ser confundido com matriz.
Portanto quando existe a necessidade de realizar uma análise química é impossível trabalhar com o sistema completo e, por isso, é necessário realizar uma etapa do procedimento analítico chamada de Amostragem. Esta etapa envolve a coletade porções ou alíquotas, denominadas amostras, as quais precisam representar o sistema como um todo (representativa) e conservar todas as suas características em relação a presença e quantidade do analito em investigação.
A maior parte das técnicas analíticas existentes necessita de uma etapa de solubilização das amostras para que o analito seja disponibilizado e possa ser analisado.
Amostrasde solo, sedimento, frutas, vegetais e objetos metálicos necessitam desta etapa, a qual provoca a destruição ou decomposição da matriz. O procedimento mais comum é o que envolve a utilização de recipientes abertos, mistura ácida digestora e elevadas temperaturas.
Este procedimento é demorado e pode ocorrer perda do analito além de exigir um grande volume de reagentes (pode ocorrer contaminaçãoproveniente do próprio reagente).
Atualmente procedimentos mais sofisticados são aplicados para esta finalidade com a utilização de fornos de microondas específicos, os quais fazem uso de recipientes fechados minimizando as perdas e contaminação. Neste tipo de equipamento pouco tempo é exigido para o procedimento, pois o recipiente fechado possibilita uma elevada pressão acelerando o processo dedestruição da matriz. Devido à variedade das matrizes existem diferentes procedimentos, utilizando ácidos com diferentes poderes de oxidação.

NOÇÕES ELEMENTARES DE SEGURANÇA

Normas de segurança:

A ocorrência de acidentes em laboratórios, infelizmente, não é tão rara como pode parecer. Com a finalidade de diminuir a freqüência e a gravidade desses eventos, torna-se absolutamenteimprescindível que, durante os trabalhos em laboratório, se observe uma série de Normas de Segurança, que damos a seguir:

• Siga rigorosamente as instruções do professor;
• Localize os extintores de incêndio e familiarize-se com o seu uso;
• Certifique-se do bom funcionamento dos chuveiros de segurança (emergência);
• Não fume e não coma e/ou beba nada no laboratório;
• Use...
tracking img