Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Cresóis

São compostos originados por substituição de aromático fenólico por um reagente alquil.
Existem três estruturas possíveis de cresóis,o orto-cresol,o meta-cresol e opara-cresol,que podem aparecer misturadas.
A mistura de cresóis mais conhecida é a creolina,que é usada como desinfetante e inseticida.
Os cresóis podem ser obtidos por alquilação dofenol.Nessa reação,embora se obtenha uma mistura dos três isômeros,formam-se em maior proporção o 2-metilfenol e o 4-metilfenol.
Os cresóis são substâncias tóxicas.Podem ser encontrados no alcatrãoda hulha e no tabaco.

Ácido Pícrico

O ácido pícrico é um ácido orgânico bem simples – os grupos nitro retiram os elétrons, tornando umácido bem forte para um fenol.
É um sólido de cor amarela,tóxico e explosivo.Foi muito utilizado como explosivo em granadas.
Pode ser obtido pela nitração do fenol.
A estrutura molecular doácido pícrico consiste em três grupos nitros ocupando as posições orto e para de um anel aromático, a partir de uma hidroxila.
O ácido pícrico pode ser obtido a partir da reação entre ofenol (C6H5OH) com ácido nítrico concentrado (HNO3) em presença de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4).

Metilnitrobenzenos

São substânciasexplosivas que podem ser obtidas por alquilação de nitrobenzeno.Nessa reação,formam-se,em quantidades menores,2-metilnitrobenzeno e 4-metilnitrobenzeno.O grupo nitro presente no anel aromáticoé meta-dirigente,isto é,orienta a substituição no átomo de carbono 3 do anel.
Se,em vez de alquilar um nitrobenzeno,um metilbenzeno for nitrado,os produtos principais obtidos serão o2-metilnitrobenzeno e o 4-metilnitrobenzeno.Isso ocorre porque os grupos alquila são orto-para-dirigentes,isto é,orientam a substituição no anel aromático nos átomos de carbono 2 e 4.
tracking img