Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Química

Manaus-AM

Relatório de laboratório

Introdução

Petróleo é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, que possui uma combinação complexade hidrocarbonetos. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais se destacam: polímeros plásticos, óleo diesel, gasolina e entre outros.
Esta experiência tem como principal elemento agasolina, ela é composta de 7 a 11 carbonos em cada cadeia [1]. A gasolina é utilizada em todo mundo, principalmente como fonte energia para abastecimento de carros e motos.
Existe um, porém, por sercara, o posto de combustíveis adulteram a composição desta, é a chamada gasolina adulterada, que é caracterizada pela adição irregular de qualquer substância, sem recolhimento de impostos, com vistasà obtenção de lucro.
No Brasil costuma-se adicionar álcool na gasolina e foi isto que verificamos neste experimento, se um posto de combustível está com a gasolina adulterada, ou seja, se o teor deálcool está maior do que o previsto na lei.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo identificar o teor de álcool na gasolina, com base nos pressupostos teóricos a respeito da polaridade dasmoléculas das substâncias. O procedimento utilizado é a separação de fases por diferenças de polaridades, onde substâncias polares tendem a se dissolver melhor em solventes apolares, enquanto solventesapolares se dissolvem melhor em solventes polares.

Materiais necessários:

* 1 proveta de 100 ml graduada em subdivisões de 1 ml com boca esmerilhada e tampa;
* 50 ml de amostra da gasolina aser testada;
* 50 ml de solução aquosa de cloreto de sódio na concentração de 10% p/v, isto é, 100 g de sal para cada 1 l de água;
* 1 bastão de vidro.

Procedimento:

1. Foi colodo 50mL de gasolina comum em uma proveta de 100 mL ± 0,5 mL com tampa.

2. Nos completamos  o volume até 100 mL com a solução saturada de NaCl.

3. Misturamos os líquidos com o bastão de...
tracking img