Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estas teorias são hoje comprovadas a partir de cálculos e experimentos. Entre eles, está o teste de chama. Neste experimento, sais (principalmente os que possuem ânions voláteisna chama oxidante, como o cloro, por exemplo) são expostos à chama. Na chama, absorvem energia em forma de calor e esta energia provoca a excitação dos elétrons, forçando-os arealizar o salto quântico. Ao retornarem ao seu estado inicial de energia, liberam fótons de luz de cores características a cada elemento. Na tabela abaixo estão relacionadas ascores da radiação eletromagnética emitida por cada elemento (os elementos mais comuns utilizados em testes de chama):

Quando se aquece uma amostra, os seus átomos podemabsorver energia, sofrendo excitação. Imediatamente depois disso, os átomos libertam essa energia, o que pode ocorrer por emissão de luz. A luz emitida depende da diferença energéticaentre os níveis de energia final e inicial deste processo ganho-perda de energia. Algumas destas emissões correspondem à zona do visível.
Assim, cada elemento tem uma cor dechama
característica. Como os iões negativos, presentes nestes sais, não interferem, normalmente, neste teste, a cor da chama denuncia o ião positivo presente no sal.

O ensaio dechama ou teste de chama é uma experiência de fácil realização que nos permite identificar a cor emitida por um dado catião de um elemento químico. Assim, tem-se como objectivoanalisar as cores emitidas pelos diferentes elementos químicos.
Apesar de este ser um método simples e fácil de se realizar, não nos fornece uma análise rigorosa e completa dosresultados. Para isso, devemos usar um espectroscópio ou comparar ao espectro de emissão do elemento metálico, pois sais de metais diferentes emitem sempre cores diferentes.
tracking img