Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera




Química Inorgânica - Ácidos e Bases

Química Ambiental
Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental





São Bernardo do campo, 4 de Abril de 2012

Prof.Roeli Nascimento
ÁCIDOS E BASES
Ácidos e bases são elementos encontrados em quase todos os lugares na superfície terrestre, no interior das células que nos mantém vivo. Passando pela composição do sangue, pelos produtos de consumo que nos rodeiam e até as manchetes de jornal, sobre o perigo da chuva ácida. Ácidos e bases são compostos centrais eessenciais na natureza e na produção industrial nos laboratórios. Podem ser identificados por suas reações. Geralmente para a identificação de determinadas substâncias, são usados indicadores ácidos e base. Um dos indicadores mais famosos é o Tornassol, corante vegetal obtido de um líquen. O tornassol fica vermelho em solução ácida e azul em solução alcalina.

Ácidos e Bases Segundo Conceitos deArrhenius.

O primeiro reconhecimento de ácidos e bases era feito antigamente e perigosamente pelo critério de tato e paladar. Ácidos eram azedos e bases davam uma sensação de ensaboada no toque. Em 1884 o químico suíço Arrhenius desenvolveu alguns conceitos decorrentes de alguns experimentos:
Ácidos: É um composto que contém hidrogênio e reage com a água para produzir íons – Hidrogênio ( ouHidrônio)
Bases: È um composto que produz íons (Hidróxido/hidroxila em água). Os compostos que seguem esta definição são ácidos e bases de Arrnhenius. Por exemplo HCl é um ácido de Arrhenius pois gera H30 em água, mas CH4 não é um ácido de Arrhenius pois não libera hidrogênio em água. O sódio metálico produz OH- em água, mas é um elemento e não um composto, não sendo desta forma uma base de Arrhenius.Função química é um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes. Dentre as principais funções estão os ácidos e bases. Antes da formalização do conceito ácidos e bases, ácidos eram caracterizados como: Substâncias que tem sabor azedo,conduzem corrente elétrica, quando adicionados ao mármore e a outros carbonatos, produzir efervescência, com liberação de gás carbônico.
Baseseram caracterizados como: Possuir sabor adstringente, ou seja amarrar a boca, tornar a pele lisa e escorregadia, conduzir corrente elétrica.A formalização dos conceitos de ácido e base foi realizada por 3 teorias:
A primeira delas foi desenvolvida por Arrhenius em 1884 para explicar a condutividade elétrica de certas soluções, definiu ácidos e bases assim:
"Ácido é toda substância que em soluçãoaquosa se dissocia fornecendo íons H+, como único tipo de cátion."
|HCl |[pic] |H+ |+ Cl– |


"Base é toda substância que , dissolvida em água, se dissocia, fornecendo íons hidróxido como único tipo de ânion."
|NaOH |[pic] |Na+ |+OH – |


Observações:
Os ácidos sãocompostos moleculares . Só conduzem a eletricidade em solução , pois há dissociação, formando íons. Quando puros não conduzem a eletricidade. As bases são compostos iônicos, pois temos metal ligado ao oxigênio
Me+(OH) –
No estado sólido não conduzem a eletricidade, pois os íons estão presos. No estado fundido e em solução aquosa conduzem a corrente ,pois os íons estão libertos.Entretanto , atualmentesabemos que um próton simples não existe em soluções aquosas. Um próton em solução aquosa se hidrata, forma cátion hidrônio: H3O+

pH

pH é o símbolo para a grandeza físico-química potencial hidrogeniônico, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen (1868-1939) com o...
tracking img