Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA PLENA/NOTURNO
DISCIPLINA: MET. PRAT. TRAB. PESQ. CIENTIFICA
PROF.º: FERNANDO NOBRE FURTADO

REMOÇÃO DE COR E DE ODOR DE MATERIAIS COM O USO DO CARVÃO ATIVADO

KATHERINE ALVES SILVA
TAMARA FREIRE FROTA
YASMIN INGRID SANTOS OLIVEIRA

FORTALEZA
2012
ÍNDICE

1 – INTRODUÇÃO___________________________________________________ 3

2 – OBJETIVOS______________________________________________________ 5

3 – MATERIAIS UTILIZADOS ________________________________________ 6

4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL_______________________________7

5 – RESULTADOS E DISCUSSÕES_____________________________________8

6 – CONCLUSÃO____________________________________________________9

7 – REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS________________________________10
1.INTRODUÇÃO
O interesse sobre o carvão ativado cresceu muito após a Primeira Guerra Mundial, onde o mesmo foi usado contra gases tóxicos. Até o final da guerra, pesquisadores desenvolveram importantes aplicações para o carvão ativado, tais como recuperação de solventes, extração de benzeno de fabricação de gases e eliminação de odor.
O carvão éum material formado por cadeias de carbono em cujas extremidades podem existir vários elementos, sendo mais comuns o oxigênio e o hidrogênio, constituindo grupos funcionais carbonila, carboxila, hidroxila e enóis. Existem vários tipos de carvão, sendo as principais diferenças decorrentes da forma de obtenção, da porosidade e da área superficial. Os mais comuns são o carvão mineral, o vegetal e oativado.
O utilizado para retirar odores do interior das geladeiras é o vegetal, o qual é obtido por meio da carbonização da madeira, geralmente eucalipto, a uma temperatura média de 500 °C. Essa carbonização pode ocorrer durante vários dias em fornos com ciclos alternados de aquecimento e resfriamento e controle da entrada de oxigênio/ar.
Nesse processo, cerca de 30 a 40% da madeira produzcarvão vegetal, enquanto o restante produz gases, os quais podem ser recolhidos por meio de sistemas de condensação de vapores, mas na maioria das vezes são liberados para a atmosfera.
Outro tipo que apresenta vantagens associadas à adsorção é o ativado. Esse tipo é obtido a partir de carbonização em atmosfera inerte de materiais lignocelulósicos como madeira, casca de coco, bagaço de cana de açúcar,palha de milho, casca de arroz, entre outros, seguindo-se de tratamento térmico e/ou químico (Guilarduci e cols., 2005; Jaguaribe e cols., 2005). A ativação consiste na retirada de resíduos orgânicos (alcatrão, creosoto e naftas, por exemplo) que estejam obstruindo os poros, resultando em uma forma de carvão mais poroso e, por isso, com maior área superficial. Diferentes tamanhos de poros podem serformados de acordo com a temperatura, o material de origem e as condições de ativação.
As matérias-primas mais comuns na produção do carvão ativado são:
Carvão betuminoso; ossos; casca de coco, babaçu e dendê; lignita; turfa; casca de noz; resíduos de petróleo; açúcar; madeira; caroço de azeitona; caroço de pêssego.
No Brasil, as matérias-primas mais utilizadas para a produção de carvãoativado são cascas de coco, madeiras de pinus e acácias, ossos de animais, os quais são utilizados para a fabricação de um tipo específico de carvão ativado.
A característica mais significativa do carvão ativado é o seu alto poder de adsorção, separações obtidas pela habilidade de moléculas, contidas no fluido, aderidas sobre a superfície de um sólido. 
Muitas separações são obtidas pela habilidadede moléculas, contidas no fluido, aderirem sobre a superfície de um sólido - fenômeno conhecido como adsorção. As aplicações industriais do Carvão Ativado fundamentam-se nesta propriedade, para fase líquida ou gasosa.
Na adsorção ocorre uma acumulação de moléculas (soluto) sobre a superfície do adsorvente. Quando o Carvão Ativado é colocado em contato com o soluto, há um decréscimo de sua...
tracking img