Quimica organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de Exercícios – FUNÇÕES OXIGENADAS
1) UFR-RJ O álcool alílico rincoferol é o feromônio de agregação da praga “broca do olho do coqueiro” (Rhycnhophorus palmarum) vetor da doença “anelvermelho”, letal para a planta, sendo responsável por enormes prejuízos neste tipo de cultura. A nomenclatura segundo a IUPAC do rincoferol representado abaixo é:

a) 6,6-dimetil-2-hexen-4-ol.
b)2-metil-5-hepten-4-ol.
c) 6-metil-2-hepten-4-ol.
d) 2,6-dimetil-5-hexen-4-ol.
e) 6-metil-3-hepten-4-ol.

2) Univali-SC Na embalagem de álcool para uso doméstico vem escrito: “álcool etílicohidratado 96ºGL, de baixo teor de aldeídos. Produto não perecível”. Assinale a alternativa correta.
a) Álcool e aldeído são funções inorgânicas.
b) Esse álcool é anidro.
c) Esse álcool possuiaproximadamente 96% de etanole 4% de água.
d) “Não perecível” significa deteriorar-se com facilidade.
e) Essa mistura não é combustível porque existe presença de água.

3) Unifor-CE Um professorde Química escreveu na lousa a fórmulaC3H6O e perguntou a 3 estudantes que composto tal fórmula representava. As respostas foram:
estudante 1 – propanona (acetona)
estudante 2 – propanalestudante 3 – álcool propílico (propanol)

O professor considerou certa a resposta dada somente por:
a) 1 d) 1 e 2
b) 2 e) 2 e 3
c) 3

4) Após escrever a estrutura do4,4-dietil-5-metildecano, indique o número de carbonos primários (P), secundários (S), terciários (T) e quaternários (Q) do composto.

5) Testosterona, com sua promessa de rejuvenescimento e virilidade, vira modaentre os quarentões. Testosterona é uma palavra que evoca imagens bem definidas: músculos, virilidade e masculinidade, o hormônio masculino por excelência. Calcula-se que um em cada seis homens commais de 60 anos sofre com a queda nos níveis de testosterona. “Isso é muito mais comum do que se imaginava” diz o endocrinologista Geraldo de Medeiros da USP. Para esses senhores os médicos são...
tracking img