Quimica organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
A produção é a atividade econômica fundamental. Seu processo ocorre pela mobilização de cinco recursos, denominados fatores de produção:Reservas naturais, recursos humanos, bens de produçãocapital, capacidade tecnológica e capacidade empresarial.
As reservas naturais encontram-se na base de todos os processos de produção. Que Incluem o solo, subsolo, águas, pluviosidade, clima, flora,fauna etc. Todas as reservas naturais são finitas, mas a sua dimensão real está relacionada com o conhecimento que o ser humano dispõe sobre a sua utilização. Se o ser humano descobre formas deexplorar as reservas naturais de maneira mais “racional” (reciclando materiais, por exemplo), é possível que as reservas naturais levem mais tempo para se esgotar. O certo é que o fator terra (reservasnaturais), constitui um conjunto determinado e finito de macro disponibilidades, que podem ter sua exploração expandida de acordo com o desenvolvimento da ciência e da técnica.
O fator de trabalhoconstitui, a parcela da população que pode ser economicamente mobilizável. Apenas uma parte da população total encontra-se em condições de trabalhar. Nenhuma matéria-prima ganha significado econômico senão houve trabalho humano para transformá-la. Mesmo nas situações mais simples, como no caso da coleta, é preciso que um ser humano desenvolva algum tipo de esforço físico e/ou intelectual, pararetirar o bem da natureza com a finalidade de trocá-lo, vende-lo ou consumi-lo. Apenas a população a partir de uma faixa etária vai compor o mercado de trabalho, e é caracterizado a populaçãoeconomicamente ativa. O mercado formal de trabalho contemplado as relações contratuais de trabalho, em grande parte determinadas pelas forças de mercado, ao mesmo tempo que são objeto de legislação específica queas regula. O mercado informal de trabalho é aquele que funciona com um mínimo de influência governamental. Os limites inferiores e superiores do mercado de trabalho (quem entra e quem sai) são...
tracking img