Quimica geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Belém discute problema do lixo
Data: 20/06/2000
Local: Belém - PA
Fonte: O Liberal
Link: http://www.oliberal.com.br/index.htm
Começa hoje, no auditório do Hotel Sagres, o II Seminário “Lixo: Coleta e Reciclagem - uma discussão necessária”, promovido pela Maison Factory - Consultoria Ambiental. Com o objetivo de despertar a atenção da comunidade para a questão do lixo em Belém e nointerior do Estado, o evento traz a Belém palestrantes de órgãos e empresas atuantes na área de manejo, coleta e reciclagem de lixo de outros estados do país. Este ano, o Seminário será patrocinado pela Sectam, Amacol, Guaraná Globo, Sococo, Reciplast, Terraplena, Albrás e NBT. A surpresa deste ano ficou por conta de dois patrocinadores ináditos: a Coca-Cola e a Eidai do Brasil.
O objetivo doSeminário é discutir a questão do manejo do lixo no Estado do Pará, uma vez que o volume vem crescendo assustadoramente, gerando situações de impacto ambiental. Isso tem criado a necessidade de se buscar alternativas de controle da poluição e economia de recursos naturais.
Para se ter uma idéia, somente o Brasil produz, por dia, lixo suficiente para encher 30 mil caminhões. Essa quantidade de dejetoscorresponde ao peso de mil elefantes e, se empilhada, atingiria uma altura de um prédio de 225 andares. Os lixões a céu aberto atraem animais capazes de transmitir inúmeras doenças e colocam em risco a saúde da população.
A Programação do Seminário inclui palestras sobre experiências de coleta seletiva no Sudeste do país, avaliação da atual situação do meio ambiente no Estado, e reciclagem. Haveráainda uma mesa-redonda sobre alternativas de manejo do lixo urbano, com representantes da Petrobrás, Albrás, NBT e JICA.
Serviço - II Seminário Lixo: Coleta e Reciclagem, uma discussão necessária. Dias 20 e 21 de junho, no Auditório do Hotel Sagres. Inscrições: R$ 20 para estudantes e R$ 40 para profissionais. O credenciamento será feito a partir das 16h no Sagres. Às 18h começa a primeirapalestra. Informações pelos fones:222-5943/235-0745/235-0734/ 9982-4216
“Aurá é depósito de lixo a céu aberto”
Um dos participantes da mesa-redonda sobre experiência de manejo do lixo, será o Diretor do Centro de Pesquisas de Meio Ambiente e Saúde do Governo do Japão, Hiroshi Namura, também consultor da JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão. Namura está há um ano em Belém a convite daSectam, para fazer uma implementação da Política Ambiental do Estado do Pará.
Ontem, no escritório da Maison Factory, Namura falou a O LIBERAL sobre os estudos que vem fazendo sobre a situação do Lixão do Aurá e a política ambiental do governo.
O que o senhor acha da política de coleta de lixo realizada hoje no Pará?
Eu comecei agora a organizar os dados da pesquisa para iniciar aspropostas. Pude observar que aqui na cidade há muito lixo espalhado nas ruas, nas praças, e que o Lixão do Aurá não é um aterro sanitário, é um depósito a céu aberto. Há lixo hospitalar sendo depositado no meio do lixo domiciliar, o que aumenta o risco de contaminação das pessoas que ali trabalham como catadores. E não há uma lei para regulamentar a coleta de lixo aqui no Pará e a Fiscalização Ambientaltambém não funciona por não estar bem direcionada.
É difícil mudar o costume do paraense, que joga lixo na rua, que não se preocupa em fazer coleta seletiva para reciclagem do lixo, que não separa o lixo orgânico dos demais?
Os órgãos que executam esse tipo de trabalho devem ser os primeiros a se conscientizarem, para depois isso passar para a sociedade, para depois se executar uma políticareal de educação ambiental.
Quais as propostas que o senhor faz para solucionar problemas como o do lixão do Aurá, que inclusive já está poluindo um dos lençóis freáticos que abastecem o lago do Utinga?
A contaminação do subsolo se dá principalmente pelas condições climáticas, o clima quente gera rápida decomposição do lixo orgânico que, por uma grande quantidade de chuvas, penetra no solo e...
tracking img