Quimica geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capa

http://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/qin22_estrutura_eletronica.htm



http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/ligacao-quimica


http://quimica-dicas.blogspot.com.br/2010/04/principais-reacoes-das-funcoes.html


http://www.soq.com.br/conteudos/ef/funcaoquimica/


http://www.infoescola.com/quimica/quimica-organica/Estrutura Eletrônica dos átomos


Segundo a Mecânica Quântica a estrutura eletrônica dos átomos se deduz através um conjunto de níveis de energias quantizadas, que os elétrons podem possuir.
Orbitais: Os orbitais correspondem a regiões do átomo com maior probabilidade de se encontrar determinado elétron (maior manifestação eletrônica). Cada orbital acomoda no máximo dois elétrons e,quando os elétrons ocupam um mesmo orbital, são ditos emparelhados e devem possuir sentidos de rotação (spins) contrários.
Em uma terminologia química, dois elétrons com spins em direções opostas são ditos spins antiparalelos .
Subcamadas ou subníveis de energia:          
Os orbitais em um átomo são agrupados em subcamadas e, na ausência de qualquer campo magnético aplicado externamente, todos osorbitais de uma mesma subcamada têm a mesma energia.
Em átomos no seu estado fundamental podem existir quatro tipos de subcamadas, designadas pelas letras s , p , d , f , que consistem em 1, 3, 5 e 7 orbitais, respectivamente. Costuma-se representar os orbitais nas subcamadas por quadrados como a ilustração abaixo:
[pic]
Camadas ou níveis de energia:          
Um agrupamento de subcamadasforma uma camada ou nível de energia . Todos os elétrons de uma camada estão a mesma distância média do núcleo do átomo. As camadas são numeradas a partir do núcleo (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7...) e podem ser representadas pelas letras K, L, M, N, O, P, Q... respectivamente.
Os números quânticos         
 Para designar a camada, a subcamada e o orbital de um elétron podemos utilizar os números quânticos .Esses números identificam cada elétron do átomo, porém, não existem dois elétrons com o mesmo conjunto de números quânticos (princípio da exclusão de Pauli).
Número quântico principal (n) - O número quântico principal, representado por n , indica a camada em o elétron se encontra, e só pode assumir valores inteiros e positivos.           
Número quântico secundário ou azimutal ( l ) (letra L)-O número quântico azimutal, representado por l , especifica a subcamada e, assim, a forma do orbital. Pode assumir os valores 0, 1, 2 e 3, correspondentes às subcamadas s , p , d , f
Número quântico magnético (m l ) - O número quântico magnético, representado por ml , fornece informações sobre a orientação de um orbital no espaço. Pode assumir valores inteiros de + l a - l (letra L). Por exemplo,para uma subcamada d ( l = 2), m pode ser igual a -2, -1, 0, +1 ou +2, cinco valores que correspondem aos cinco orbitais da subcamada d.         
Número quântico spin ( m s ) - O número quântico spin, representado por ms , especifica o spin do elétron e possui valor + 1/2 ou - 1/2.
3- As configurações eletrônicas         
Até hoje são conhecidas sete camadas eletrônicas, e suas subcamadas.
Oselétrons são distribuídos em um átomo segundo uma regra conhecida como regra de Hund : Ao ser preenchida uma subcamada, cada orbital dessa subcamada recebe inicialmente apenas um elétron; somente depois de o último orbital dessa subcamada ter recebido seu primeiro elétron começa o preenchimento de cada orbital semicheio com o segundo elétron.    
Veja um exemplo: para o átomo de potássio(19K):  19K 1s2  2s2  2p6  3s2  3p6  3s 1          Os números sobrescritos na letra correspondem ao número de elétrons existentes na subcamada. Fazendo a distribuição eletrônica nos orbitais para o potássio, teremos:
[pic]          
Cada seta indica um elétron. Perceba que, em cada orbital, quando existem dois elétrons, são sempre de spins opostos. Geralmente, os átomos se ligam uns aos outros, de...
tracking img